Finalmente, depois de um ano e meio, consegui finalizar a Sugar Skull VII. A minha ideia original era simples: no início de 2013, pensei em trocar o cabeçalho do blog e, para isso, decidi fazer uma Catrina nova. Como deu para perceber, só fui mudar o layout em abril deste ano, por uma ilustra livremente inspirada numa foto minha.
O primeiro esboço dela surgiu naturalmente. Fui trabalhando as proporções antes de decidir passar para o A3 (ainda estava começando a usar esse papel, especificamente, que é para aquarela). Posicionei a figura no canto esquerdo da folha e, do centro até o canto direito, seria um verdadeiro mar de cabelos.
No final de 2013, fiz a primeira pirata, e a Sugar Skull continuava empacada. Parei na coloração da primeira rosa. Fiz outra Catrina nesse meio tempo, e então decidi misturar as duas figuras, reduzindo para o tamanho A4. Posso dizer que, de janeiro de 2013 pra cá, o tempo foi fator determinante para o trabalho chegar aonde chegou. Por ser um projeto pessoal, pude pensar em cada decisão tomada e, por mais demorada que fosse, me dava a certeza de ser o caminho certo. Acredito que o objetivo dessa ilustra é me lembrar que nem tudo pode ser milimetricamente planejado e executado como sempre penso.
Abraços,
Lidiane :-)