Granny Hair

19/07/15


A ilustra de hoje é resultado de uma mistura de materiais que adoro: lápis de cor e pastel seco (ensinei a usar neste post), sobre papel kraft. Esse tipo de papel auxilia bastante na coloração da pele, pois ele dá o meio tom, ou seja, ajuda a tornar a cor mais realista.

Não tem sido fácil trabalhar nos últimos dias por causa da umidade: as chuvas no RS não dão trégua, o ar fica pesado e isso se reflete no material: papel úmido, mina do lápis pastosa. Aquarela então, impossível. O jeito é torcer para que o tempo melhore.


Fiz o esboço desse retrato no meu sketchbook A4, na realidade queria treinar mãos a partir de uns vídeos que estava assistindo no YouTube, e acabei completando a figura. Utilizei grafite vermelho para não marcar.


Em seguida, comecei a cobrir com o pastel seco, esfumando de leve e misturando as cores com ajuda dos esfuminhos. Depois disso, apliquei camadas de lápis de cor marrom e vermelho, para reforçar as formas, e lápis branco para as zonas de luz. Aquilo que falei sobre o meio tom fica bastante visível aqui: como a folha tem um fundo, não é necessário fazer camadas e mais camadas para deixar o aspecto da pele interessante.


Esse cabelo deve ter uns 50 tons de cinza, pois peguei várias imagens de granny hair (ou cabelo grisalho) como referência. Foi bastante difícil fazer não pela complexidade, mas porque a mina do lápis estava muito pastosa devido à umidade. O resultado disso é que precisei apontar mais do que o de costume e com cuidado para não quebrar. Depois de digitalizar e tratar, a ilustra ficou assim:


Detalhes:



Materiais utlizados:
- bloco de papel kraft Canson;
- lápis de cor Polycolor;
- lápis pastel seco e esfuminhos Derwent;
- marcadores para os pequenos detalhes do rosto/mãos;
- verniz fixador opaco Acrilex para segurar tudo.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Ahhh, que lindaa!!! e esse cabelão poderoso! achei um máximo como tu conseguiu dar a impressão de volume e movimento nele! T_T e, poxa, nunca pensei em desenhar em papel kraft. curti a ideia! :)
    bjsss :***********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *--*
      Papel kraft é maravilhoso para desenhar. Esse que eu uso é muito fininho e dá uma enrugada, quero comprar um mais encorpado para poder usar tinta.

      Bjks :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.