Harmonia

18/02/18


Há dois anos atrás gravei um vídeo (fora do ar) para responder à tag Meet The Artist e, lá pelos 2:30min, surge a pergunta: qual é meu maior sonho? A resposta é estabilidade financeira.

Desde o dia 9 de fevereiro posso dizer que, finalmente, consegui concretizar esse sonho, que veio acompanhado de uma mudança radical na minha vida. Fui nomeada para um concurso que fiz em 2014, para o magistério municipal. A partir de agora, sou oficialmente professora de Artes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desde que o anúncio da nomeação saiu, no final de janeiro, cada dia é um plot twist diferente: muitos exames, documentos, autenticações, filas de espera, problemas de última hora, choro e alegria.

Se estou com medo? Claro. Mas resolvi me jogar de cabeça, com medo e tudo. Acredito que é muito melhor entrar nessa roleta russa de ansiedade e dúvidas e esgotar todas as minhas possibilidades, do que ficar eternamente arrependida de nunca ter tentado. Essa semana encerro meu ciclo no emprego que me acolheu nos últimos seis anos, e embarco nessa jornada inesperada, assim como aquela que Bilbo Bolseiro nem sonhava em participar um dia.


E para completar as reviravoltas de dar inveja a qualquer novela mexicana, na madrugada da quarta-feira de cinzas abandonaram uma linda gatinha preta na porta da minha casa. Claro que ela foi acolhida, alimentada, levada ao veterinário e agora faz parte da família, recebendo todo mimo, cuidado e amor do mundo. Seu nome é Luna (em homenagem à gatinha da Sailor Moon) e é meu xodó, dorme ao meu lado e é a grande responsável pelo aumento considerável das minhas olheiras hehe.

E o que muda na minha vida de ilustradora? Nadica de nada. A programação continua normal por aqui e as encomendas estão abertas, assim como meu studio na Colab55. Claro que, nas últimas semanas, em decorrência de tudo o que aconteceu, minha rotina sofreu uma super alteração, ando bastante cansada e resolvendo todas as pendências possíveis, por isso a produção e os estudos caíram. Talvez eu só volte ao ritmo 100% normal após o primeiro mês de aula, pois agora vêm os planejamentos, pesquisa e tudo o mais que envolve a docência.

Também pretendo criar uma categoria aqui no blog, chamada Sala de Aula, na qual quero contar sobre alguns projetos que eu venha a desenvolver com as crianças, no intuito de ajudar outros profissionais da área, já que achei bem difícil encontrar conteúdos para professores de arte que lidam com os pequenos. Por enquanto, é só um querer que estou acalentando, mas espero tirar do papel.

Para marcar essa fase, criei a peça que abre essa postagem, e que batizei de Harmonia. Eu estava há alguns dias sem desenhar, e queria fazer uma ilustração para descansar, e que passasse uma ideia de fofura e tranquilidade, inspirada pelos trabalhos da Juliana Rabelo, Malena Flores, Sabrina Eras e Dessamore, que são mestras no estilo cute. E harmonia é tudo o que quero, assim como tranquilidade, contato com a arte, com a natureza (pretendo utilizar minha formação em Educação Ambiental para trabalhar esse tema com as crianças) e muita felicidade e inspiração.

Materiais utilizados na ilustração: papel kraft Canson XL; lápis grafite Derwent Graphic 2B, EcoLápis Super Soft Faber-Castell; brushes para aquarela do Photoshop.

Conheça meu Portfólio profissional

Comentários

  1. Oi, Lidy! Fiquei mto feliz por vc! Tb tenho esse sonho de mais estabilidade então imagino a alegria. Toda mudança nos desafia, mas espero que vc goste mto e se dê mto bem no novo trabalho. 😊 Acho bem possível... já q vc é uma pessoa q gosta de compartilhar conhecimento! Mtos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila! Obrigada pelo carinho ❤️ Estou muito feliz, já conheço a escola onde darei aula, o ano letivo começa amanhã. Tomara que dê tudo certo e eu consiga desenvolver um bom trabalho com as crianças, e tenha muitas histórias boas para compartilhar 💖
      Beijão!! 😘

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz por você com essa notícia, Lidy! Eu acompanho alguns blogs de artistas, mas com certeza o seu é o meu preferido, pois dá para perceber o carinho que você tem pela sua arte e respeito enorme que você mostra com seus leitores e com os outros artistas. Gosto muito de ler suas reflexões por trás de cada trabalho (seja aqui no blog ou na newsletter) e acho que as crianças da escola para onde você está indo têm muita sorte pela professora de artes que vão ter. Desejo dose extra de energia e muita sorte para você nessa nova fase! Você vai estar participando da formação dessas crianças... e eu não vejo atividade mais nobre :) Elas vão conhecer e experimentar as artes por meio da sua visão, e sua visão é muito bonita e consciente... Parabéns pela sua conquista! :*

    E parabéns pela nova filhinha (Luna)! Como ela é charmosa! :D (gato preto é sinal de sorte ;D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani! Que mensagem linda, fiquei emocionada 💖 Espero realmente fazer a diferença na formação dessas crianças. Ontem passei a tarde toda planejando o que trabalhar ao longo do ano, será minha experiência mais desafiadora da vida.
      Muito obrigada por acompanhar meu trabalho e deixar tanto carinho aqui no blog. A Luna manda um abraço ☺️
      Beijão 😘❤️

      Excluir
  3. Lidy! Que saudade de vir por aqui.

    Você não sabe como fico feliz com sua conquista! Ser professora é uma das coisas que mais me deixa realizada na vida; dá muito trabalho, mas ao primeiro sinal de evolução dos alunos, tudo já começa a valer à pena (: Tô na torcida pra que você se adapte loguinho, e mais que isso, que esse seja o comecinho de um caminho muito muito muito feliz na tua vida (e na das crianças) ♥

    O meu namorado começou um blog há um tempo pra partilhar algumas experiências dentro do ensino público, lembrei muito disso quando li seu post; espero que te ajude com alguma coisa, e que de repente vocês possam até trocar alguma ideia :~) http://relatosaoleo.blogspot.com.br.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sua linda! Que alegria ler o teu comentário ♥

      A docência tem sido uma experiência única, uma montanha-russa de emoções que fazem a ansiosa aqui arrancar os cabelos, mas a cada bilhetinho, sorriso, beijo, dá uma sensação de dever cumprido imensa... Os alunos especiais são os que mais me tocam, poder ver a evolução deles através da arte é muito lindo.

      Já estou mais adaptada e planejando aulas melhores. Estar na escola pública é um desafio, mas tenho a sorte de estar numa rede que tem apoio, com materiais pra trabalhar e local adequado. Ainda é longe do que idealizamos, mas perto de muitas realidades Brasil afora é muita sorte, de verdade.

      Vou visitar o blog do teu namorado para trocar experiências! ♥ Quero fazer uma tag específica aqui no blog sobre a sala de aula, até para que outros profissionais tenham um porto seguro. Muito obrigada pelo carinho, mando um abraço quentinho direto do frio do sul (winter is coming) 😘😘

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.