Janaína

02/02/19


Hoje é dia de Iemanjá (Nossa Senhora dos Navegantes, para os católicos), feriado aqui em Rio Grande. Já teve festa e fiz meus pedidos na beira da praia do Cassino, que tem uma linda escultura da orixá, feita pelo artista Érico Gobbi.

Há dois anos atrás eu já tinha feito uma aquarela em homenagem à Iemanjá. Esse ano pesquisei alguns elementos das religiões de matriz africana, como o adé (paramento de cabeça, uma espécie de coroa com franjas, que encobrem o rosto do médium), e também na literatura sobre divindades femininas, para deixar a minha representação mais completa. 


Um dos elementos mais ligados a Iemanjá são as oferendas relacionadas à beleza: perfumes, espelhinhos, jóias. É comum ver esses objetos nos barcos durante os festejos. Por isso, coloquei minha figura dentro da moldura de um espelho, adornado por conchas, búzios e pérolas. Para o cabelo, fiz uma mistura de nanquim com aquarela e médium shine, e eu não tinha ideia de que o resultado ficaria assim, tão bonito.


Para colorir a pele negra com aquarela, fiz as marcações de valores com dioxazine e azul ultramar, e fui construindo camadas de tons terrosos, tomando cuidado para que uma camada secasse bem antes de iniciar a outra, para não manchar. O vestido e o adé foram pintados com aquarela também.


Eu não queria simplesmente colocar as franjas na frente do rosto sem dar detalhes para ele. Por isso, fiz como em qualquer outra ilustração e, depois de pronto, comecei a construir as franjas com a caneta prateada. Num primeiro momento, achei que as franjas cobririam o rosto de qualquer jeito, e todo o trabalho que tive iria sumir. Mas assim que completei um dos lados, vi que ficaria harmonioso. O resultado final:

Materiais utilizados

  • Papel Moulin DuRoy 300g grana fina;
  • Naquim e aquarela;
  • Lápis de cor Polycolor;
  • Multiliner
  • Canetas dourada, prateada e branca para os detalhes.


Quanto nome tem a Rainha do Mar?
Quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína,
Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá...

Conheça meu portfólio profissional
Loja virtual | Contato: lidiane@lidydutra.com

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.