Café & Livros ☕📚

10/01/20

A primeira ilustração do ano, finalmente. É um estudo que comecei antes do Lidytober de 2019, e que fui deixando até ter a certeza de que era a hora de trabalhá-lo do jeito que imaginei.


Este ano, quero voltar a me dedicar mais à composição geral da ilustração: elementos em cena, fundo, narrativa. Continuo amando retratos, mas se quiser investir mais no mercado editorial, preciso aperfeiçoar essas coisas, não é mesmo?

E essa mocinha ganhou uma importância muito grande para mim, pois além de estar fazendo duas coisas que adoro (tomando um bom café acompanhado de torta red velvet e lendo um montão de amontoado de coisa escrita), ela inaugura o novo layout do blog, afinal, 10 anos não poderiam passar em branco! Sim, o blog está de aniversário, e vou tentar me dedicar a trazer retrospectivas e redraws ao longo do ano.

Sempre usei templates gratuitos ou então pré-prontos, nunca senti a necessidade de algo exclusivo. Desde 2018 vinha usando um layout gratuito da Gabriela Melo, super limpo e responsivo. Este ano, decidi mudar a carinha do blog e não pensei duas vezes: entrei em contato com a Gabi e comprei um dos temas disponíveis na sua loja. Ela foi muito atenciosa, como não consegui efetuar a compra pelo Etsy, resolvi tudo por e-mail. Recomendo demais os serviços dela para quem usa a plataforma Blogger.

A navegação está bem diferente, no topo esquerdo está em destaque meu Portfólio e, no direito, sempre ficará um post da categoria Sala de Aula. Em seguida, vem a minha bio, as postagens mais recentes, além de box para acompanhar o feed por e-mail. Lá no rodapé estão as categorias, o arquivo do blog, meu Pinterest, formulário de contato e Instagram. A área de postagem agora está maior, mas vou deixar as imagens num tamanho intermediário (não que isso evite roubo, mas já deixa com uma qualidade ruim, caso os mal intencionados desejem fazer alguma coisa). O menu agora está todo à mostra, e a barra de pesquisas também foi para o topo. O conteúdo das páginas internas também foi reformulado e, entrando em Shop, é possível encontrar as minhas lojas e também como solicitar a sua encomenda.

A ilustração



Sempre começo da mesma forma: marcando as áreas de contraste primeiramente com o grafite, para depois trabalhar com aquarela.


Os papéis da linha Harmony não possuem a melhor absorção de água, ainda mais com o tempo quente de verão, por isso, encharquei bastante o papel, para ter o mínimo de liberdade na hora de aquarelar. O fundo é uma sequência de aguadas em lilás e turquesa para o céu, e em diferentes tons de verde para o jardim.


A mesa e os objetos em perspectiva estão totalmente errados, eu sei, mas gostei tanto do resto e da paleta de cores, que não voltei atrás para consertar isso. Foi um estou ciente e quero continuar. O resultado:


Materiais utilizados


  • Papel linha Harmony Hanehmühle;
  • Aquarelas Van Gogh;
  • Pincéis Keramik;
  • Lápis de cor Polycolor Koh-I-Noor;
  • Marcadores branco e dourado Posca e Caran D'Ache.


Continuo numa relação de amor e ódio com meu scanner, tentando achar o ponto perfeito da digitalização, pois sinto que a vibração da pintura tem se perdido no processo. Mas também pode ser inoperância da minha parte.

Espero que tenham curtido a ilustração e o novo layout do blog, tudo é sempre pensado com muito carinho. Para comprar produtos com as minhas artes é só acessar Shop ou entrar em Contato.

Comentários

  1. Amei o desenho e o processo, parabéns pela explicação! Parece que foi inspirada na Mônica da Turma da Mônica Jovem.
    To adorando teu blog já no meu primeiro acesso! Tu escreves muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do blog, da minha arte e da minha escrita!

      Abraços :)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.