Pirate #2

17/01/14


Olá pessoal!

Acredito ter começado uma nova série de ilustrações. Quem me acompanhou através do Instagram, nos últimos dias, pode ver o processo de criação de mais uma pirata, e de como as soluções gráficas estavam tomando rumos diferentes do habitual. Inclusive, tem um comentário falando nisso no Facebook. Lembram que a primeira, feita no mês passado, já apresenta elementos diferentes dos que estou acostumada a trabalhar? Então, este ano resolvi me desafiar mais, e apostar em outros estilos. Também comecei a tomar nota de tudo o que se passa entre cabeça-prancheta-computador e, em breve, vou mostrar algumas dessas anotações e dar dicas para quem quiser registrar seu processo criativo.


Para esta ilustração, utilizei praticamente os mesmos materiais da primeira Pirata: caneta esferográfica preta nos cabelos, caneta hidrocor, lápis grafite e de cor, caneta gel. Mas quis fugir do rosto perfeito e apostar um pouco em erotismo, coisa que não faço com tanta frequência. Como já havia usado o recurso do tapa-olho, nesta aqui quis mostrar um rosto com aspecto sujo, borrado, numa expressão um tanto vaga, que conversa com o mar de cabelos, o farol e a caravela. Eu ia adicionar uma bússola, depois pensei num timão, mas achei que a composição ia ficar pesada demais, e reservei esses elementos para um próximo trabalho.


Esta ilustração veio num momento de grandes questionamentos na minha vida, de tomada de decisões, reconciliações e perdas. Muitas vezes, me senti perdida em meio a um mar de dúvidas e precisei encontrar o rumo novamente. É bom ver o trabalho com um teor autobiográfico e as transformações que podem vir a acontecer ao longo da série.


Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Achei o máximo este trabalho Lidi. Ficaram lindas. Amo tua criatividade. Parabéns.
    Abraços lindinha.

    ResponderExcluir
  2. Ah.! Voltei para dizer que amei a explicação sobre a forma como trabalhaste nestas ilustrações. Muito didáticas e fica tão claro para quem não é da área.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu gosto de explicar porque as pessoas ficam confusas, às vezes, quanto ao material empregado e até mesmo o que me levou a fazer tal trabalho, é uma forma do público tomar parte na obra também e dar suas contribuições.

      Beijos!!

      Excluir
  3. Que ilustrações lindas, sério! *-* Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que linda, Lidy! Gostei dos elementos novos, o farol, o barquinho... Apesar de preferir o rosto perfeito da outra rs, eu to gostando de te ver testando coisas novas, enfim, adorei, tá linda ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora!
      Estou adorando fazer estas piratas, tem sido bastante libertador. Agora, quero fazer uma "fusão" rs entre uma Catrina e uma Pirata. Vamos ver no que vai dar :)

      Beijokas!

      Excluir
  5. Ah, como anda o Art Journal? Comecei o meu hoje hehe' Continuo com aquele medinho de estragar.. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o meu já está todo cheio de frufrus! *-* Comprei vários adesivos, fita colorida, recortei várias coisinhas e pus a mão na massa. Quando tu começa a rabiscar o medo de estragar vai embora, simplesmente porque não tem como estragar! Tudo acaba ficando "no seu lugar", sabe? É muito divertido. Pretendo fazer um capítulo por mês, ou a cada dois meses, e ir postando o processo aqui. No final, quero fazer um vídeo mostrando como ficou =)

      Beijokas!

      Excluir
  6. Lidy, como você consegue esses cabelos? São perfeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil, principalmente se fizer com caneta bic e papel lisinho. ;) Tudo é treino, estou com vontade de fazer um videozinho mostrando um pouco.


      Beijokas!

      Excluir
  7. Vai ficar legal essa Catrina Pirata, gostei da ideia. Já começou a rabiscar algo?
    Sobre o Art Journal, é verdade que o medo passa, o difícil foi parar de riscar, rsrs, eu resolvi começar do nada então ainda não tinha tintas, recortes, "frufrus" rsrs, canetas etc, aí fui só rabiscando mesmo e colando alguns recortes, mas mesmo assim adorei, depois vou incrementar meus materiais :P ah, legal, mostra mesmo.
    Esse cabelo deve exigir muita é paciência rs. Depois vou testar. Ah, faça rs, vou adorar.
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda estou pensando em como fazer esse mashup entre a catrina e a pirata, acho que vou pegar um trabalho parado para servir como base.
      O journal é uma delícia de fazer, mas tem que ser naqueles momentos bem inspirados, se for por obrigação fica sem graça. vou fotografar as primeiras páginas em breve, para mostrar.

      Beijokas

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.