Novidade! Curso de férias "Maremundo"

13/07/15


É com grande alegria que anuncio mais uma parceria com a Mundo Moinho Casa das Artes, dessa vez voltada para o público infantil. Será meu primeiro trabalho com crianças e já estou ansiosa para mergulhar nessa aventura: 

Maremundo: invenções em desenho e escrita
com Lidiane Dutra e Andréia Pires

O que é: Curso de férias para crianças de 7 a 10 anos 
Quando: de 27 a 31 de julho, das 15h às 17h
Inscrição: até 24 de julho, na Co.place
Quanto: R$120 (com desconto para quem inscrever mais de uma criança)



Objetivos
• experimentar práticas de leitura, de escrita e de desenho de maneira lúdica e divertida;
• compor um conjunto de informações sobre o tema do mar, ampliando os conhecimentos que os participantes já têm e relacionando-os a aspectos geográficos da cidade do Rio Grande;
• construir o livro-onda do grupo, uma narrativa coletiva, a partir da elaboração criativa em texto e ilustração.

Material
O Maremundo irá fornecer tintas, pincéis e papéis necessários para as atividades. O participante precisa levar: uma garrafa de água mineral vazia e limpa, lápis de cor, giz de cera e canetinhas, além de uma camiseta velha, para usar por cima e proteger a roupa no momento do manuseio de tintas, e toda a vontade de criar que puder.

Se você tem filhos, sobrinhos ou conhecidos nessa idade, entre em contato através do evento no Facebook, ou diretamente com a Mundo Moinho



Quando a Andréia me mostrou o "esqueleto" do curso e a vontade de por em prática com as crianças minhas ilustrações fofinhas, fiquei atônita. Como o tema é o mar que cerca Rio Grande, tomei a liberdade de transformar nós duas em seres aquáticos: eu sou um cavalo marinho (risos eternos) e a Andréia é uma sereia. Estamos acompanhadas da nossa amiga narval, que ainda não tem nome.

Um pouco sobre o processo da ilustração: assim que recebi o sinal verde para fazer o flyer do curso, esbocei algumas ideias com base em fotografias nossas e em ilustrações do livro The Secret History of Mermaids and Creatures of the Deep (posso resenhar se houver interesse, ele é similar ao Piratologia). Em seguida, tracei a line art e, com um pincel largo, umedeci todo o papel para receber a aquarela. Essa é uma ilustração inteira, algumas pessoas pensaram que eu havia feito as figuras e o fundo à parte, mas não: é uma composição só. Apliquei álcool para fazer as manchas, e finalizei com lápis grafite e marcador branco. Pronto! Assim nasceram nossas mascotinhas.

Espero todo mundo para fazer muita bagunça no final das férias escolares!

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Ah que legal, Lidy! Parabéns por tudo que você tem conquistado :*

    ResponderExcluir
  2. muito legal! tanto a iniciativa quanto a proposta nos objetivos. trabalhar com a criançada um pouco de cultura rio-grandense com ilustrações é ótimo! E a tua ilustração ficou linda! *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virei cavalo marinho :~
      Estou apreensiva quanto a trabalhar com crianças porque é uma experiência totalmente nova, mas acho que vai ser super divertido :)

      Bjks :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.