Projeto ilustra: cena de série

31/03/16


Projeto Ilustra foi proposto pela Ana Blue, do blog 9dades a Solta. Somos um grupo de 16 artistas que postará em seus blogs, sempre no último dia do mês, o tema mais votado entre nós. O limite máximo de ilustras é de cinco por participante, dependendo do tempo de cada uma.

O tema escolhido para março foi cena de série. Quem me acompanha sabe que não vejo muitas séries, sou bem impaciente para aguentar temporadas e mais temporadas, dá um cansaço absurdo. Mas existem duas produções que vejo e gosto muito: The Strain e Penny Dreadful. A primeira é sobre vampiros, e já apareceu num ilustra day do ano passado. Já a segunda reúne vários personagens de terror que eu amo, com um elenco absurdamente maravilhoso.

Resolvi retratar uma cena de possessão da Srta. Vanessa Ives (Eva Green, sempre com cara de deusa, louca e feiticeira), inspirada no segundo episódio da primeira temporada. É uma sequência forte, na qual a personagem solta seu demônio interior, durante uma mesa espírita. Quis deixar a imagem bem suja, com bastante ruído. Saturei ao máximo o grafite e os vermelhos para tentar transmitir desconforto mesmo.


Penny Dreadful é muito mais do que uma série sobre monstros, é sobre nossa condição humana. A luta de Vanessa contra seus próprios fantasmas é, muitas vezes, semelhante a que pessoas têm contra doenças, medos e ansiedade. Os diálogos entre as personagens são muito ricos, então sugiro que quem não conhece tire um tempo para assistir, nem que seja a primeira temporada, que está disponível na Netflix.


Materiais utilizados:
- sketchbook Canson One;
- lápis grafite Mars Lumograph 4B;
- Aqualine escarlate;
- retoque digital.


Quem quiser ver o que os leitores produziram, é só zapear #projetoilustra pelo Instagram. Mês que vem eu volto, sempre no último dia, com o tema escolhido pelo grupo e uma série de ilustrações legais para conhecer e visitar.