Efeito Borboleta 🦋

31/12/21


Em muitas tradições, o ciclo da vida aparentemente milagroso de uma larva, crisálida ou borboleta, representa a jornada da alma pela vida, morte e renascimento. A Linguagem dos Símbolos, David Fontana.


2021 foi um ano pesadíssimo, e me dá um alívio saber que ele está acabando. Sei que é muito mais uma superstição achar que, ao findar um ano, um novo ciclo começa, e as coisas ruins são deixadas para trás, mas eu realmente preciso deixar tudo isso passar. 


Por mais que tenha havido uma alegria aqui e outra ali, de setembro em diante precisei aprender na marra a lidar com a perda, e isso tirou um bocado da minha vontade em compartilhar as coisas que tenho feito. Venho encarando a arte como um exercício bastante solitário, um momento para colocar a cabeça no lugar.


Me conforta saber que os últimos trabalhos do ano estão publicados no volume 04 da Zine Marítimas, que nasceu lá no início do ano da vontade da Ju Blasina, Suellen Rubira e minha em publicar mais mulheres. Precisei me afastar da editoria por não conseguir conciliar o tanto de trabalho que esse ano demandou, mas encerro o ciclo artístico sendo abraçada pelas gurias e pela revista. 

Essas duas ilustrações carregam um sentido de transformação do nosso olhar, que possamos enxergar a quantidade de chorume que os últimos anos têm despejado sobre o país, e encarar a mudança como uma responsabilidade cidadã, para sairmos do buraco institucional no qual nos enfiamos em 2018.

Materiais utilizados

  • Papel para aquarela Strathmore 300g grana fina;
  • Aquarelas Van Gogh;
  • Pinceis Giotto;
  • Ilustrações (borboletas e larvas) para colagem extraídas do livro Extraordinary Things To Cut Out And Collage.


Para ler a zine completa, clique aqui, e para baixar um calendário 2022 exclusivo (e gratuito!), clique aqui.


Até 2022!

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.