Minha ideia para o Lidytober desse ano começou lá por meados de julho, quando esbocei o que eu queria para o desafio: uma ilustração por semana, para ser postada toda a sexta-feira de outubro, totalizando 5 ilustras. A princípio, seriam ilustrações tradicionais, usando nanquim, mas, no meio do caminho, comprei um IPad e acabei optando por fazê-las digitalmente.
Depois de organizar a parte prática, veio a questão do tema. Pensei em personagens de horror da cultura pop, mas isso me carregava diretamente para o desafio de 2017, que até hoje é o que eu mais gosto. Então, resolvi fazer cada um dos Papas da banda Ghost versão feminina, que fecharia certinho as 5 semanas de outubro.
Não é de hoje que quero fazer um dos Papas, a primeira ideia veio em 2021, no antigo projeto do arcano regente do ano. Mas na enquete acabou ganhando Anúbis para representar o Hierofante. E sobre a banda, acho que como todo brasileiro, comecei a acompanhar a partir do Rock in Rio de 2013 (aquela montagem maravilhosa do canal Golpe Baixo é insuperável). Mas somente esse ano, com tempo e paz de espírito, resolvi fazer o deep dive na discografia deles e, como acabei comprando um toca discos, aproveitei para iniciar minha coleção de vinis por eles também. Sobre ser uma banda satânica, genérica ou comercial, aí vai de cada um, e não acho que ninguém deva fiscalizar o gosto alheio, como tentaram fazer comigo.
Aproveitei a oportunidade, também, para me apropriar melhor do Procreate, depois de dois anos trabalhando no Infinite Painter. Optei por fazer todos os trabalhos em tons de cinza para treinar a questão dos valores, utilizando uma das maravilhosas paletas da Loish. Também fiz um vídeo time lapse para cada uma, e todos podem ser vistos no meu Instagram. Mas chega de papo e vamos aos Papas (ou Papisas?):
Semana 01 - Primo
Semana 02 - Secondo
Semana 03 - Terzo
Semana 04 - Cardi e IV
Semana 05 - Perpetua
Para o Perpetua eu refiz um desenho com marcadores de junho desse ano, que acabou meio torto. Achei melhor reaproveitar a ideia do que fazer algo do zero. E também já é possível ver que consegui trabalhar bem mais nele do que nos outros. Para todas as ilustras, parti do rascunho feito no papel (pois seriam tradicionais), só tirei uma foto e finalizei digitalmente.
Esse ano completam 10 anos que participo do Inktober (como projeto geral), dedicando o mês de outubro a desenhar nem que seja uma vez por semana. Nunca segui uma lista oficial, sempre fiz tudo da minha cabeça, por acreditar que a ideia de parar e se dedicar à arte já é suficientemente legal, e que pode abrir outras possibilidades a partir disso. Já me cobrei muito, já fiz muita coisa feia, já me planejei, já fiz coisas excelentes e o que fica é a caminhada artística que venho construindo nessa década de desenho em outubro.
Feliz Halloween, para quem é de Halloween! 🎃

Comentários
Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.