You hold the key

07/01/24

 


You only see what your eyes want to see
How can life be what you want it to be?
You're frozen
When your heart's not open

Eu comecei 2023 com a figura azul de Kali e sua fúria e, para 2024, resgatei um estudo antigo da minha pasta de projetos (ainda quero falar mais sobre essa pasta por aqui) para dar forma à uma figura híbrida, misto de várias referências, numa tentativa de juntar fragmentos e dar sentido a eles. A referência principal é a cantora Madonna no clipe da música Frozen, uma das que mais gosto dela. Peguei um frame do videoclipe e printei para poder desenhar.

E embora Madonna tenha sido a referência principal, essa ilustração também mescla um pouco o arcano regente do ano, A Justiça, e um pouco dois epítetos de Hekate: Kalliste (a justa) e Einalian (do mar). Esse mix de significados vêm num momento em que sempre desejo coisas boas para o meu trabalho artístico, e que eu possa vê-lo também como algo que me fortalece e que é bom e bonito. Depois de um ano inteiro jorrando fogo pelas ventas, tal qual Kali, quero paz e justiça. "Só".




Estou adorando todas as fotos da nova organização do ateliê, fico me perguntando por quê não virei a mesa para a janela antes, pois a sensação é muito gostosa na hora de criar. Embora eu tenha me programado para fazer todo o trabalho somente com aquarela, senti necessidade de usar também o lápis de cor, por isso, optei por técnica mista (uma camada de aquarela e o restante no lápis).


É uma figura que representa a concentração das energias que quero para esse ano: profundas, justas, corretas, pacificadoras, que atraiam o bom, a harmonia e o entendimento através do mergulho profundo em tudo o que já aconteceu, a fim de colher bons frutos ao longo do ano. Se do caos de Kali nasceu a compreensão das nossas sombras, que da sabedoria daquela que é Justa, possa emergir a maturidade para seguir adiante e escolher quais batalhas valem a pena nosso esforço. Que nada nos tire a paz de sermos nós mesmas. O resultado:


Os materiais utilizados foram os meus favoritos aqui deste post. A edição fiz no Photoshop.

Tem uma estrofe de Frozen que utilizei como título do post e que acho muito significativa: You hold the key (você tem a chave), como 2024 é ano de Bará, o senhor dos portões, chaves e caminhos (tal qual Hekate), não deixa de ser um lembrete de que tudo está na nossa mão, e o que é para ser nosso, será.


Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.