Ilustrações para livro infantil

13/06/17


Em março recebi um e-mail da ONG portuguesa Ajudaris, a respeito de um projeto colaborativo chamado Histórias da Ajudaris em Gondomar, um livro cheio de contos escritos por crianças em situação de vulnerabilidade social, e ilustrado por diferentes artistas. Fiquei feliz com o convite e por saber que meu trabalho chega em lugares tão distintos quanto o interior do RS até a Europa.

Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos, de uma instituição que eu não conhecia, tratei de me informar sobre, pesquisar no site quem já havia participado, como era o livro, escrevi um e-mail com dúvidas que foi prontamente respondido e, depois de ponderar, resolvi aceitar o convite. 

Para quem fica receoso em participar de projetos que não vão pagar em dinheiro, de estar caindo no conto do pagamento através de divulgação, sugiro que se informe sobre o proponente e analise o contexto da situação. Acho que trabalho solidário sempre é válido, não é uma coisa que vai desvalorizar sua arte ou desestabilizar o mercado. Então, a dica que dou é: pesquise sobre quem está entrando em contato e quais formas de contrapartida, que não seja a financeira, vão te oferecer.

Acabei ilustrando dois contos bem curtinhos, de uma menina e de um menino, histórias encantadas repletas de princesas, dragões e castelos:

Ilustração Menina

O texto conta a história de três irmãs que partilham um grande coração, e que saem em altas aventuras por reinos encantados. Para esse trabalho, busquei referências na história da arte, pois eu precisava ter em mente que o universo dessas crianças pertence a uma cultura completamente diferente da minha. Acabei me inspirando na pintura As Três Graças, de Emile Vernon, para compor o universo dessas irmãs. O coração em formato de colcha de retalhos faz alusão às aventuras vividas e compartilhadas.



Materiais utilizados

- Papel Canson Montval 300g;
- Lápis Staedtler Mars Lumograph 2B;
- Aquarelas Van Gogh e W&N;
- Pincéis Keramik pelo sintético;
- Multiliner Copic.

Ilustração Menino

O conto narra a história de um menino que, ao ficar velho, gostaria de renascer como criança num mundo de fantasia, com direito a castelos, dragões e muita magia. Resolvi voltar para o efeito galáxia em aquarela e reproduzir a silhueta de um castelo, envolto nessa atmosfera mágica de, literalmente, um universo de possibilidades.


Materiais utilizados

- Papel Canson Montval 300g;
- Aquarelas Van Gogh e W&N;
- Guache Talens branco;
- Pincéis Keramik pelo sintético;
- Marcador Posca e multiliner Copic.

Você pode conhecer mais sobre o projeto no site da Ajudaris e ver as edições anteriores do livro. Assim que eu tiver um exemplar, atualizo esse post com imagens. Fiquei bastante feliz com o resultado, espero que os pequenos autores gostem do meu trabalho e sintam-se abraçados, aqui do Brasil, pois fiz cada traço com muito carinho e amor.

Atualizado em 19/11/17: meu exemplar do livro chegou na semana passada e fiquei emocionada com o resultado final.




Veja todos os meus trabalhos profissionais na aba Portfólio e também no Behance.
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest

Comentários

  1. Que lindoooooooooooooooo!!! Amei ♥
    Super original.
    Me apaixonei pelas meninas, um quadro, queria? Sim!
    Esse castelo ficou um encanto!
    Parabéns pelo talento!

    xoxo
    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léa, obrigada! <3
      Eu amei fazer esses trabalhos, achei a experiência enriquecedora, e me deu mais vontade ainda de ilustrar um livro infantil inteirinho :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Lidy, que show!

    Adorei a proposta! Os desenhos ficaram muito bonitos e delicados.

    Lidy, seu trabalho é fantástico, é óbvio que seria reconhecida não só aqui, como no exterior também.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Mateus!

      Esse projeto me tocou demais, porque nem sempre existe reconhecimento no "quintal de casa", então, receber essas propostas é como um sopro de ânimo. Quero muito ver o resultado no livro - e também o que os pequenos autores acharam 🙈

      Abraços!!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.