Hécate

11/05/16


Hécate, deusa grega da bruxaria, das encruzilhadas, da noite e do submundo. Comumente representada na forma tríplice, personificando a mãe, a virgem e a anciã. 

Essa ilustração começou a ser pensada no final de 2014, de uma maneira um pouco diferente (foi um desenho que saiu totalmente da minha cabeça), e que esperou pacientemente até que eu me sentisse preparada para levar o projeto adiante.

Eu sou fascinada por mitologia e, desde que tive contato com o Anuário da Grande Mãe, tenho me dedicado a estudar um pouco mais sobre o sagrado feminino. A figura de Hécate, com sua tríplice representação, tem um significado muito caro, me fazendo olhar para a Lidiane do passado, do presente e do futuro, questionar escolhas e tentar abrir caminhos, mesmo quando tudo parece sombrio.



Assim que decidi retomar essa ilustração, fiz um novo esboço, melhorando as expressões faciais e pensando mais na composição das três mulheres. Queria transmitir a ideia de raízes, de uma figura orgânica que toma a forma da deusa, banhada pela lua. Foi um desafio fazer a idosa, e não acredito que tenha alcançado um bom resultado, por isso pretendo estudar mais. O resultado final ficou assim:

Materiais utilizados

- papel Canson 180g;
- lápis Mars Lumograph 4B e Bruynzeel 5B (está virando favorito);
- marcador dourado.


"Hécate é o arquétipo mais incompreendido da mitologia grega. Ela é uma Deusa Tríplice Lunar vinculada com o aspecto sombrio do disco lunar, ou seja, o lado inconsciente do feminino. E, representa ainda, o lado feminino ligado ao destino. Seu domínio se dá em três dimensões: no Céu, na Terra e no Submundo. Hécate é, portanto, uma Deusa lunar por excelência e sua presença é sentida nas três fases lunares. A Lua Nova pressupõe a face oculta de Hécate, a Lua Cheia vai sendo aos poucos sombreada pelo seu lado escuro, revelando o aspecto negativo da Mãe. E a Lua Minguante revela seu aspecto luminoso. É preciso morrer para renascer."



Gostaria de ressaltar que esta é uma interpretação pessoal que fiz da deusa, a partir das minhas experiências, conhecimentos técnicos e teóricos e, até mesmo, limitações. Um blog que me ajuda muito, quando estou com dúvidas, é o Moon Girls Club, da Bruna e da Andressa, aproveito para deixar meu agradecimento. Quem tiver indicações de livros, sites e estudos sobre mitologias, pode deixar nos comentários, pois é um assunto que sempre me interessou.



Estou muito feliz com a evolução do meu traço, principalmente do início do ano para cá, e do foco que consigo dar para cada trabalho. Certamente, essa ilustração vai entrar para o conjunto das divisoras de águas da minha vida, pois representa muitas coisas boas. Essa coleção já está disponível no meu studio no Colab55 e, na compra de dois sketchbooks, o frete é grátis para todo o Brasil. Não esqueça de clicar no coração, ao lado do preço, pois isso ajuda (muito) na divulgação dos meus produtos.

Comentários

  1. Parabéns Lidiane! A ilustração ficou muito bonita. Mais uma vez você deu um show, encorpando o conceito utilizado para criar a ilustração.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus! Sempre é um exercício super importante agregar o conceito que está na nossa cabeça com aquilo que colocamos no papel.
      Abração!

      Excluir
  2. Achei lindo! Parabéns! Adoro mitologia e a Hécate é uma das deusas que mais gosto. Adorei descobrir um pouco mais sobre ela no seu post e ver a sua interpretação. O desenho ficou muito bem feito na minha humilde opinião, incluindo a idosa. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayara!
      Se você curte mitologia, vai gostar desse livro que indiquei, ele é super completo.
      Foi minha primeira experiência desenhando uma idosa, quero fazer outras agora, para treinar.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijo :*

      Excluir
  3. Nossa! Que maravilhoso seu desenho! Confesso que desde quando postou no Twitter ele ainda em progresso eu já fiquei apaixonada e fiquei esperando pelo resultado. Enquanto isso fiquei pesquisando sobre a Hécate, pois eu não conhecia essa deusa e fiquei mais apaixonada ainda. Os gregos são fantásticos, né? Parabéns por mais um trabalho maravilhoso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani, muito obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha curtido <3
      A mitologia grega é maravilhosa, mesmo sendo uma das mais conhecidas, ainda existem muitas divindades que são pouco conhecidas. Eu mesma só conheci o mito de Hécate mais a fundo ao ler "Deusa da Rosa", da P.C. Cast.
      Beijos! :*

      Excluir
  4. Muito lindo! *_* Já tinha amado o rascunho, e vê-lo pronto, é de chorar T___T pra variar, sempre arrasando nos desenhos e conceitos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre, Bia! Acho que é a primeira vez na minha vida que a confiança está superando a autocrítica o//
      Bjs :*

      Excluir
  5. Sou apaixonada por mitologia e amei a sua versão das deusas. Seu trabalho está a cada dia mais lindo e o que me chama muita atenção é seu uso reduzido de materiais mas que que no final sai essa obra super completa e profunda! Eu iria adorar ir numa exposição sua, seu traço é admirável!!!

    Um livro que estou lendo atualmente (um dos livros) é "O livro de ouro da Mitologia: História de Deuses e Heróis". Comprei ele há alguns anos atrás, mas devido a um projeto estou começando a lê-lo.

    www.izcordeiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, muito obrigada! Eu tenho me "forçado" a trabalhar com poucos materiais até mesmo como forma de poder desenhar em locais públicos.
      Eu sempre vejo esse livro em promoção nas Americanas e fico com vontade de comprar, a Tati Feltrin já tinha recomendado, acho que vou investir!
      Beijos :*

      Excluir
  6. Ficou SUPER bacana essa ilustra!!!
    E a camiseta ficou demais com ela =O

    ResponderExcluir
  7. Só agora em 2020 que acessei você! Hécate representada belíssima por você! Gratidão mulher!
    Desejo que ainda seja possível acessar essa camisa linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca! Muito obrigada pelo carinho :)
      Eu retirei essa arte da minha loja, mas é possível encontrar outra versão da deusa Hécate feita por mim: https://www.colab55.com/@lidydutra/posters/hekate

      Abraços!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.