Convite: Oficina na Semana Feminista do IFRS

07/10/19


Gostaria de fazer um convite para quem é de Rio Grande e região. Dia 10 de outubro, próxima quinta-feira, ministrarei uma oficina chamada Criação e consumo de arte em tempos de internet: o impacto das redes sociais na produção artística feminina, durante a IV Semana Feminista do IFRS, que este ano tem como tema Mulheres na arte: representação e resistência. Quem fez o convite foi a querida Lucilene Ribeiro, que me deixou bastante livre para escolher o tema do encontro.

Num primeiro momento, pensei em fazer algo mais prático, ensinar alguma técnica de desenho ou pintura, mas são tantos os assuntos urgentes entre mulheres e arte, que resolvi usar minha experiência de divulgação através da internet e moderação de grupos artísticos no Facebook para falar sobre a relação de amor e ódio que é depender das redes para ter visibilidade.

Vai ser uma oficina com cara de bate-papo, na qual vou falar sobre arte independente, coletivos, ansiedade gerada pelos algoritmos e processo criativo, com algumas dicas de leituras, projetos e sites.

Clique aqui para fazer a sua inscrição, convide suas parcerias e vamos debater sobre a criação artística feminina e como as redes sociais têm nos afetado. Espero vocês lá!


Atualização: veja algumas fotos do encontro






Agradeço imensamente toda a organização da Semana Feminista e também aos participantes da oficina (não esperava ver o auditório cheio, como vi!). Foi muito legal conversar com jovens sobre algoritmo, plágio, criação, a luta das mulheres por reconhecimento e também sobre algumas artistas inspiradoras, que tanto ajudaram na minha própria caminhada. Por mais momentos como este, seguimos!

Comentários

  1. Que legal, Lidy! Gostei inclusive da parte da atualização q vc colocou arte menor, arte maior e tb essa última foto relativa as mulheres terem q estar nuas...? Fui numa expo no masp relativa a arte das mulheres (você iria amar!) Q falava muito dessas questões q vc deve saber tão bem como docente de arte e mulher artista... das mulheres na história fazerem arte considerada menor, delas se anularem por maridos, família e terem muito menos oportunidades (de aperfeiçoamento formal imclusive). Se vc tiver como, vai lá ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Foi um momento muito legal poder discutir esses assuntos com gente muito jovem, que já nasceu conectada. Essa foto da Olímpia é do Guerrilla Girls, não consegui ver a expo delas no MASP, mas estou atrás do catálogo para ter um material bom em português. Tinham muitos meninos que não faziam ideia de que as coisas eram assim, da invisibilidade das mulheres na arte, vieram me agradecer ao final. Às vezes ficamos muito na nossa bolha, é importante sair e ter esse contato. Vou ver se nas férias consigo me programar para visitar museus e dar uma olhada em algumas exposições diferentes.
      Bjs

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.