Curso Online de Aquarela com a Sabrina Eras - Módulos III e IV

28/11/16


Nem acredito que o Curso de Aquarela está acabando. Daqui há alguns dias terei a última aula com a Sabrina, depois de praticamente um ano todo de estudo e cinco módulos. Achei que, no máximo, ela faria três módulos conosco e, a cada final/início de período, via pessoas se juntarem, outras saírem, o apego às colegas crescer, os mais variados assuntos surgirem durante as aulas, então já sei que não será fácil encerrar esse ciclo.

Uma coisa que ficou marcada em mim foi a sensação de que as aulas não eram virtuais. Na minha cabeça, era uma aula como qualquer outra, que assistia toda a semana (com exceção dos dias que a internet realmente não colaborou). E, em nenhum momento, senti dificuldade por estar longe, porque sabia que a Sabrina estava ali para orientar, superando todas as dúvidas. 

Bom, como eu ainda tenho praticamente todos os exercícios do módulo V para pôr em dia, vou fazer o apanhado do que aconteceu durante os módulos III e IV e que publiquei nas redes sociais. Claro que rolou muito mais coisa, então se você tem interesse em começar 2017 com um pé na aquarela, mande um e-mail para samesjc@gmail.com e informe-se sobre a agenda da Sabrina para o próximo ano.



O módulo III aconteceu num ponto bem crítico do inverno, com períodos muito frios e úmidos, que se transformavam em desafios extras na hora de pintar. Teve muito bichinho e texturas diferentes para explorar: pelos, penas, escamas. Foi uma saída total da minha zona de conforto, porque raramente desenho bichos, principalmente se eles estão dentro de um cenário. Mas é apaixonante pintar passarinhos.

À esquerda: estudo em aquarela livremente baseado na obra do artista Dusan Djukaric.

Em seguida, exploramos mais paisagens, efeitos e texturas diferentes, tanto nas aguadas quanto no papel seco. A Sabrina introduziu o estudo da figura humana e algumas releituras de grandes artistas, como John Singer Sargent. Sempre é bom lembrar que, se você está fazendo um estudo sobre a obra de algum artista (vivo ou morto) é importante indicar isso, principalmente se deseja compartilhar nas redes sociais. E se o artista for vivo, melhor ainda pedir autorização. Tenho percebido que muitas ilustradoras que sigo já deixam claro na bio do Instagram que não permitem cópia para estudo, nem repost de seus trabalhos, então nunca é demais prestar atenção nisso.

Releitura da obra de John Singer Sargent.

Releitura de Eugene de Blaas.
À direita: releitura de uma pintura de John William Waterhouse.
Quer ver o que produzi durantes os módulos I e II? É só clicar aqui. Para quem vai participar da Comic Con Experience, de 1 a 4 de dezembro, a Sabrina estará no Artists' Alley, mesa A26, com vários trabalhos inspirados na cultura pop, além de commissions que podem ser retiradas diretamente com ela, nos dias do evento.

Para acompanhar meus trabalhos, siga no Instagram, Facebook ou Tumblr.

Comentários

  1. Amo ver seus estudos em aquarela! Me deixam tão inspirada!!! Quero muito fazer esse curso!!! Antes não me sentia pronta, mas agora que estou fazendo aula sobre os fundamentos do desenho já me sinto mais apta para estudar mais aquarela! Vou mandar um email para ela e ver se da certo para o ano que vem se Deus permitir!!! Obrigada sempre por compartilhar Lidy!!! Ameeeeeei chegar no blog e ver tanto post novo e cheio de novidades e informações incríveis!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lay! Eu sumi, mas voltei com tudo rsrs
      Você não vai se arrepender de fazer esse curso da Sabrina, foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo em 2016, o dinheiro e tempo mais bem investidos na minha formação pessoal e profissional. Sem contar que a Sabrina é uma pessoa maravilhosa, que tem muito a ensinar sobre mercado, sobre a jornada do artista.
      E se vc for fazer o curso e puder comprar antes o livro da Cris Peter (O uso das cores), vai ser um plus a mais! ;)
      Beijão :*

      Excluir
  2. coisa mais linda, Lidy! realmente fiquei com vontade de fazer esse curso, ver teu progresso é inspirador! <3 mas ainda preciso me organizar pra isso.. vamos ver t.t eu vi tu comentando pra pessoa acima sobre o livro "o uso das cores". tinha vontade de comprar ele, mas eu tenho o psicologia das cores. tu tens ele também? será que é muito diferente? T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, a Sabrina vai disponibilizar os 5 módulos desse curso numa plataforma, para assistir a hora que quiser, e por um preço amigo :) Sou suspeita para falar que vale cada centavo, o que complicou no começo foi o material, mesmo. Eu só tinha tinta ruim, então tive que comprar as cores básicas que ela pede.
      Eu não tenho esse livro Psicologia das Cores, até fui procurar aqui pra te dizer se ele é semelhante ao da Cris e, pelo que pude conferir, são propostas diferentes. Esse que tenho fala de aplicação da cor mesmo, a diferença entre CMYK e RGB, valores, saturação, como construir a paleta. É bem prático e com uma linguagem acessível, é outra recomendação que faço de olhos fechados ;)
      Beijos! :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.