O lugar ideal é você quem faz

20/03/17


Toda vez que posto foto do meu espaço de trabalho alguém comenta que também gostaria de ter um lugar ideal para desenhar, um cantinho sossegado e cheio de inspirações, no qual é possível colocar toda a criatividade para fora. Mas vou contar uma coisa para você: quem faz esse lugar ideal e especial somos nós.

Durante muito tempo, praticamente toda a minha adolescência e graduação, me dividi entre desenhar na mesa da cozinha ou usando a cama e uma prancheta como suporte. Depois, ganhei uma mesa de desenho usada, e ela me acompanhou durante vários anos. Também usava a mesa do computador (nos tempos do monitor de tubo!). Só quatro anos atrás pude comprar minha atual escrivaninha. Estante, livros, prateleiras, materiais... tudo veio com o tempo, e isso não é papo motivacional. Demorei ANOS para ter, literalmente, um canto para trabalhar.

Aí você vai dizer: que ótimo, deve ser sensacional ilustrar na santa paz do seu ateliê! Bom, eu divido a casa com mais três pessoas que, inevitavelmente, vão fazer barulho, até mesmo porque o mundo não para de girar para que eu desenhe. Além disso, soma-se o ruído da vizinhança, dos carros, das sirenes, do carrinho de picolé. Tem dias que acho que vou enlouquecer, sinto dores de cabeça, fico zonza. Mas eu não posso esperar eternamente o lugar ideal. Tenho um lugar real, e preciso extrair dele o melhor que consigo.


Vejo que muitas pessoas (e eu me enquadrei nessa durante um tempo) ficam esperando as condições ideais para começar o trabalho criativo e não avançam nos estudos. Primeiramente, esperam ter tempo; em seguida, desejam um ateliê de fazer inveja à Charmaine Olivia; depois, precisam de materiais caros, cursos em outra cidade/estado/país; por fim, aguardam pacientemente que a fada madrinha bata em sua cabeça com a vara de condão mágica da criatividade infinita. Só que isso não acontece nem nos contos de fada. É preciso começar e, para isso, usamos o que temos à mão.

Se você não der o pontapé inicial nos seus estudos e ficar só fantasiando no feed alheio ou no Pinterest, pouco vai mudar. Porque atrás de cada postagem que um artista faz mostrando seu estúdio, ou seus materiais, existem muitas horas de trabalho, esforço e dinheiro empregado. Já perdi a conta de quantas coisas deixei de comprar, ou de quantos lugares deixei de ir, para poder comprar material. Ano passado mesmo, cheguei a remendar algumas calças para poder pagar o curso da Sabrina (bendita fita termocolante!). E quantas outras vezes me amaldiçoei porque preferi comprar um batom, ou ir no restaurante oriental que curto, porque estaria desperdiçando dinheiro. Mas com o tempo percebi que faz parte do meu processo criativo me alimentar de outras coisas das quais gosto, para manter viva a vontade de criar.


Por que estou escrevendo isso? Para que você, que está aí do outro lado, esperando o momento certo, comece agora. Já. Não espere ter tudo o que acha ser necessário para criar, porque essa lista é infinita. Sempre que você pensar que comprou tudo, que deixou o lugar com a sua cara, aparece uma coisa totalmente inesperada. E não sinta um impulso consumista de ter o que o outro tem porque, como falei acima, por trás de cada post mostrando um ateliê ou uma mesa bagunçada, tem muito trabalho envolvido, nós só conseguimos ver uma pequena parcela, um frame disso (e que, muitas vezes, foi milimetricamente arrumado, em meio ao caos, só para aparecer bonitinho). Comece, essa é a dica de hoje!


Esse vídeo do Jake Parker vem bem a calhar nessa discussão. 😉

Das coisas que ninguém vê: meu edredom de oncinha, as naftalinas e anti-mofos espalhados pela estante com seu vidro trincado e as marcas de tinta que não saem mais da mesa...

Abraços! 💖

Comentários

  1. Lidy !! Que texto incrível !! É isso mesmo !! Demora muito e é através de muito esforço que vamos conquistando as coisas. Isso do barulho é terrível; aqui perto tem bem umas 3 construções em andamento, nossa, é terrível !! Barulho o dia inteiro. Sonho em ir morar em um lugar bem distante dessas coisas hahaha. <3 Te admiro demais !! Amo tuas reflexões. Beijos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que linda visita! <3
      Obrigada pelo carinho :) Fico feliz que você goste dos meus textos. Nossa, eu moro num lugar super barulhento, com vizinhos barulhentos, então todo dia é uma luta por sossego. Tbm sonho em morar num lugar que seja mais tranquilo, pelo menos com uma boa vizinhança :D
      Beijão :**

      Excluir
  2. Estou sem palavras...

    Só posso agradecer e se estivesse aí, faria reverências a ti. kkkkkk

    Eu tbm não consegui montar "meu espaço de trabalho" ainda, na verdade ele é qualquer lugar em que eu estou. Por isso, acho que daqui a alguns anos, vou ter problema de coluna, carregar papel, meu kit para desenho e arte final, meu kit para guache, as COPICs, sketchbook e prancheta para cima e para baixo é osso.

    Adorei o texto!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, obrigada Mateus! Agora mesmo, enquanto respondo teu comentário, o filho dá vizinha começa a chorar desesperadamente, e não tem fone de ouvido que resolva!!
      Eu fiquei toda errada de desenhar na cama, e adquiri péssimos hábitos por causa disso e agora que já passei dos 30 a saúde cobra. Esse é o lado negativo. Mas não dá pra ficar esperando, a gente tem que fazer a coisa acontecer, senão o tempo passa.
      Abraços!!

      Excluir
  3. Oi Lidy!
    Tudo bem?
    Nossa obrigada pelas respostas sempre, vou experimentar as dicas que você me deu no comentário do outro post!!!
    Quanto a esse post, ele é muito importante! Muito mesmo!
    Eu sempre fui do tipo de pessoa (desde pequenina) que pensava: ah se não nasci já sabendo fazer tal coisa então é vergonhoso tentar aprender e todo mundo ver quanto sou ruim, ah se não tenho os materiais necessários e nem dinheiro para comprar não adianta nem pensar nisso neh, porque não é para mim!
    Todos esses pensamentos não levam a nada e são uma grande mentira que eu contava para mim mesma!
    Quando resolvi aprender a desenhar, também usava o balcão da cozinha e os materiais que tinha em casa. Devagar consegui separar um cantinho agora só para isso e também vou comprando os materiais conforme vou sentindo a necessidade!
    Aprendi isso no curso de empreendedorismo da Rafa Cappai, onde ela fala que a gente sempre tem recursos a serem aproveitados e temos que começar pensando: O que eu já tenho que pode me ajudar a chegar onde quero?
    Amei o post! Lindo mesmo e necessário!
    Beijos! Amo esse espaço *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lay, tudo bem! Que bom que as dicas te ajudaram ^^
      Esses post eu acabo escrevendo pra mim mesma, sabe? Porque tenho a tendência de protelar o que preciso fazer porque não estou no ambiente ou no clima ideal. No final das contas, é só preguiça, mesmo e medo de começar a fazer. Por isso acho importante reforçar que é preciso começar DE QUALQUER JEITO, em qualquer lugar, com o que temos a mão. E depois, vamos aprimorando. Senão, nunca saímos do lugar, e ainda fica aquela sensação de que os outros estão mais avançados, mas eles só estão fazendo!
      Tenho muita curiosidade a respeito desse curso da Rafa Cappai, assisti alguns vídeos que ela disponibilizou ano passado (ou retrasado?), e vejo que várias ilustradoras já fizeram o DecolaLab e deram um up na carreira, queria muito descolar um dimdim pra poder fazer também!
      Beijão :**

      Excluir
  4. Bom texto! Estou montando um quarto bom pra mim, um canto especial!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.