Actias Luna 🐛

12/08/17


Depois de muito tempo transitando somente entre a aquarela e o grafite, voltei a usar lápis de cor para cobrir totalmente um desenho. Tenho preferido usar este material mais como complemento ou detalhe fino, pois é um processo mais demorado e, vendo alguns trabalhos antigos, sinto que me perdia demais nas cores. Por isso, resolvi fazer este exercício de "reciclar" a técnica que me acompanha desde quando eu nem sonhava em ilustrar.

E como acontece frequentemente, usei um estudo que estava em espera, daqueles que faço sem compromisso e deixo guardado até que case com alguma ideia. Outra coisa que tenho colocado em prática é a criação de thumbnails e composições prévias no Photoshop para estudar melhor a posição dos elementos, paletas e ajustar os tamanhos. No caso dessa ilustração, a preocupação foi com as asas, feitas separadamente. A Leilani Joy é uma artista que usa muito esses artifícios, e tem vários vídeos em seu canal sobre processo criativo e referências.


Cheguei a esta representação de uma fada, inspirada na mariposa actias luna, depois de ver alguns sketches antigos; houve uma época em que praticamente todas as minhas figuras possuíam asas de borboleta ou anjo. Pesquisei muitas imagens no Pinterest e também procurei artistas que costumam ilustrar essas mariposas, como a HappyD e a Caroline Jamhour.


À esquerda, a composição que fiz no Photoshop para me guiar, unindo o esboço da figura com o das asas, e acertando o tamanho para A4. Fiz algumas modificações na arte final (aquela orelha estava meio esquisita), e também já testei como faria a cor das asas, em tons de verde, azul e ocre. Esses tons estão presentes em todo o resto, com excessão do vestido, para o qual utilizei também rosas e pêssego. O que eu quis evitar foi o excesso de cores, priorizando a neutralidade do todo.  O resultado:


Materiais utilizados

- Papel Canson desenho 200g na cor creme;
- Lápis de cor Polycolor;
- Guache Talens branco;
- Multiliner Copic;
- Marcador Bic dourado.


Trabalhar com lápis de cor pode ser um pouco complicado no começo, principalmente se nós não conhecemos muito bem o material que temos em mãos. Como respondi esses dias lá no grupo Ilustra Dúvidas, acho importante pesquisar e comprar algumas unidades avulsas de marcas diferentes para testar. Eu tenho lápis da Koh-I-Noor, Derwent, Caran d'Ache, Staedtler e alguns escolares da Faber-Castell e cada um serve a um propósito diferente. O papel também influencia muito na pintura, principalmente se você deseja algo mais liso ou texturizado.


Sei que tenho dito muito isso ultimamente, mas, fiquei muito feliz com o resultado (que bom, né?!). Sério, eu estava muito enferrujada com lápis de cor, o tempo está úmido e tudo poderia ter dado errado. Mas quando vi as asinhas saírem exatamente como queria, ganhei gás suficiente para levar a pintura adiante. Acho que menos é mais sempre. Mesmo com várias cores à disposição, reduzi e neutralizei a paleta, para chegar no resultado desejado. E não fiquei lambendo o desenho depois de finalizar (isso aprendi com Sabrina).

Aproveitando que falei bastante sobre referências nessa postagem, gostaria de deixar como indicação este vídeo maravilhoso da Ale Presser e da Sulamoon, no qual elas discutem se usar referência é roubar. Vale muito a pena assistir. E para quem deseja saber mais sobre o simbolismo da mariposa, a Caroline Jamhour escreveu um texto ótimo em seu blog.

Inscreva-se na newsletter para receber novidades em primeira mão!
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest
Para ver meus trabalhos profissionais, acesse o Behance ou a categoria Portfólio.

Comentários

  1. Oi Lidy! O desenho ficou muito lindo, uma coisa que eu admiro nos seus trabalhos com lápis é que eles ficam com uma cobertura perfeita, até mesmo nesse papel mais texturizado. Os meus sempre ficam com um monte de pontinhos brancos hehe Mas acho que é porque me falta paciência pois, como você disse, colorir com lápis é um pouco mais demorado. Mas o resultado fica incrível quando a gente se dedica ao desenho!
    Além da cobertura, as cores ficaram muito boas e bem equilibradas! O cabelo mais escuro combinou bem com as roupas e as asas de cores mais claras.
    Gostei muito da ilustração, continue fazendo esse trabalho lindo ♥
    Abraços!

    Kalmenvy Draws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Muito obrigada pela visita e pelo carinho com o meu trabalho ♥
      O lápis de cor é um material muito legal de usar, mas requer paciência e também conhecer o tipo de lápis que se adapta melhor às nossas necessidades. Esses que usei, da Polycolor, são à base de cera, não aquareláveis. São os que mais gosto, pois craquelam menos, deixam menos desses pontinhos brancos que você falou. Já os aquareláveis têm uma composição diferente, justamente para dissolver com água, por isso podem acumular grumos com o excesso de camadas.
      O papel também interfere na qualidade final. Esse da Canson tem uma textura leve, tem outros completamente lisos, como o Layout 180g, que aceitam lápis não aquarelável tranquilamente, e também pastel seco.
      Enfim, vai depender do resultado que você quer. O legal é testar antes de comprar uma caixa com muitas cores. Na maioria das lojas de materiais artísticos é possível comprar lápis unitário, assim você não gasta muito e pode escolher qual o melhor pra você.
      Beijos! :*

      Excluir
  2. Lidy, o desenho ficou muito bonito. Adorei como construiu as variações de cor. Eu não sei se tenho paciência para trabalhar com lápis de cor mais, é muito demorado, requer muito tempo e atenção aos detalhes. Mas é uma técnica incrível e, acredito eu, a primeira técnica que conhecemos na vida, antes mesmo de saber desenhar qualquer coisa.

    Essa questão do papel é muito importante, prefiro os mais texturizados, ainda tenho muito problema para trabalhar com papeis lisos.

    Vi o vídeo da Ale Presser e adorei, até me inscrevi no canal dela. Depois, confere o Iconic Spot, tem diversos podcasts lá de artistas famosos, inclusive gringos e é interessantíssimo.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, muito obrigada! Tenho um carinho todo especial pelo lápis de cor, mas realmente é uma técnica muito demorada, se formos comparar com a aquarela, por exemplo. É um exercício de paciência.

      Dependendo do lápis é bem complicado trabalhar em papeis mais lisos, por isso ainda acho o 200g da Canson um dos melhores.

      Abraços!

      Excluir
  3. Que apaixonante essa sua ilustração Lidy!
    Amei a suavidade do seu traço e também o movimento nos cabelos!
    Quanta delicadeza!
    Cada dia fico mais apaixonada pela sua arte!
    Também preciso de mais paciência com o lápis de cor!
    Estou com um desenho pronto e estou pensando se pinto com aquarela ou lápis,
    fiquei inspirada a tentar com o lápis de cor depois de ler o seu post!
    Beijos =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Lay! <3
      Eu estou passando pelo mesmo dilema: tenho um desenho pronto e não sei se aquarelo ou pinto com lápis, o maior problema em usar aquarela tem sido minha pão-durice pra comprar papel hehehe
      Beijão :**

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.