Colorindo um retrato com lápis lilás

18/06/15


Aqui está algo que eu realmente nunca havia tentado, apesar de já ter visto no trabalho de vários artistas: marcar as sombras do rosto, num retrato, com lápis/tinta lilás. Para me sentir mais confiante, optei por um material que já estou acostumada a usar, que é o lápis de cor. O papel é 200g, com uma leve textura, e o estudo está ficando assim:


Misturei duas tonalidades, e de duas marcas diferentes, para criar a base para esse retrato: fiz o fundo com o lápis Polycolor nº 49, e alinhavei com o Royal Purple C270, da linha Coloursoft da Derwent. Esse da Polycolor, inclusive, vem no estojo específico para retratos, e sempre fiquei me perguntando porque diabos um lápis lilás estava ali. Tudo explicado. Assim que percebi que a cobertura estava legal, comecei a colocar as outras cores. Lembrando que lápis de cor é igual a cebola, a sobreposição de camadas de cor é que vai dar o efeito desejado!


Colorir pele, dentro de todas as suas variações de tons, requer estudo e observação, por isso, o ideal é buscar o maior número de referências possível e montar composições de cores. De preferência, anote a numeração do lápis ou tinta que você usou para chegar aonde queria, assim já fica tudo arquivado para consultas futuras.

Duas ilustradoras que usam muito o lilás em seus retratos são a Juliana Rabelo e a Sabrina Eras. É o trabalho delas que tem servido como referência para mim. Assim que finalizar a ilustração, volto aqui para mostrar o resultado e compartilhar minhas impressões sobre essa experiência nova de coloração.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Eu já sabia que se usa várias cores em um rosto mas não sabia do lilás, ficou mesmo bonito. Estou ansiosa para ver o retrato completo :)

    ResponderExcluir
  2. que lindaaaa *_* aprendi com a Mari que podemos usar o lilás, roxo e azul (e suas tonalidades) como sombra. essas cores dão um efeito muito legal mesmo. *_* quero vê-la finalizada!!!
    bjsss :*************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, estou louca para finalizar esse trabalho (tá meio parado), e quero testar tudo isso em aquarela, como a Ju me disse, roxo é um caminho sem volta :~

      Excluir
  3. puxa, mt obrigada pela ajuda!! só tenho 1 pergunta: é possível imitar o efeito desta texturaem papel normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A textura vai depender muito do papel, principalmente da gramatura dele. Sugiro sempre testar numa folha a parte. Fazer hachuras com o lápis também funciona. :)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.