Resenha: lápis de cor Polycolor

06/08/15


Promessa é dívida, e estou pagando todas através dos posts do BEDA - e adorando escrever todo o dia e conhecer outros blogs que fazem parte do projeto. E hoje trago a resenha dos lápis Polycolor, que tenho usado ultimamente e chamaram bastante atenção nessa ilustração aqui.

Polycolor é a linha de lápis de cor comum da Koh-I-Noor. Por comum, entenda-se não aquarelável. Segundo a marca, são utilizados óleos especiais na composição das minas dos lápis, porém, não encontrei dados adicionais sobre esses óleos, o que me deixou um pouco preocupada, não pela toxicidade (são atóxicos), mas porque podem ser de procedência animal, o que não é uma atitude ecologicamente correta.

Ainda de acordo com a fabricante, é essa composição que confere traços firmes e precisos, sem necessitar de muitas camadas de cores para conseguir o efeito desejado. São lápis que, conforme a pressão aplicada, servem tanto para cobrir grandes áreas como para fazer pequenos detalhes.


Tenho quatro embalagens temáticas desses lápis, que são: Portrait (Retrato), Landscape (Paisagem), Browns (Marrons) e Greys (Cinzas). Não são as cores convencionais que vemos em estojos comuns, elas têm funções bastante específicas:


Portrait (24 cores): especial para retratos, como o nome sugere. Apesar de quase metade ser de rosinhas, dá pra fazer muitas tonalidades de pele diferentes, principalmente usando os marrons. Recentemente descobri o roxo e estou louca para testar efeitos de cor com o azul e o verde também.


Landscape (24 cores): para paisagens tanto terrestres quanto marinhas, os azuis são belíssimos. Notem que as cores vão se repetindo de uma embalagem para a outra, mas não vejo problema nisso, pois é sempre bom ter alguns lápis na reserva.


Browns e Greys (12 cores cada): para quem gosta de trabalhos monocromáticos, estes são ideais. A caixa com marrons é a que mais repete cores, e uma curiosidade sobre todas as quatro é que não há lápis preto. É possível viver sem ele, minha gente! 


Vamos falar de propriedades mais técnicas: a mina é muito macia mas, ainda assim, resistente. Não é necessário apontar o lápis diversas vezes (recomendo os apontadores da Derwent, pois têm o diâmetro maior do que os comuns). Mesmo assim, em climas muito úmidos, a consistência fica um pouco pastosa, por isso é bom ter cuidado.

A mistura entre as cores também é uma das maiores qualidades desses lápis, mesmo os tons mais díspares interagem muito bem. Já testei tanto em papel liso quanto em texturizado, tanto em branco quanto em kraft e aprovei em todos.


Aqui os swatches das cores (clique na imagem para ampliar). As que estão com o pontinho rosa são as repetidas. A foto está sem filtro, tirando os tons mais claros de cinza, dá para perceber que as cores são, em sua maioria, bastante vibrantes. 

Pontos positivos
- textura de lápis aquarelável;
- qualidade da mina e da embalagem;
- gama e intensidade das cores;
- cores misturam bem entre si;
- ideal tanto para grandes áreas quanto para detalhes;
- caixas temáticas.

Pontos negativos
- não aquarelam (para quem curte esse efeito);
- preço maior do que as marcas nacionais;
- disponível apenas em lojas que vendem material profissional.

Nota geral
4,5 estrelas para esses lápis, se eu pudesse comprá-los na papelaria da esquina, seria um sonho!

Onde encontrar
É possível encontrar os lápis Polycolor em várias lojas virtuais, recomendo a Koralle e o Submarino (não possuo parceria com nenhuma delas, logo, é só uma indicação). Eles também são vendidos em embalagens com cores convencionais.

Semana que vem trago mais uma resenha, dessa vez sobre papéis!

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Como diria meu sobrinho, nuuuuuuu! Adivinhou meu pensamento.

    A postagem ficou fantástica Lidiane, completíssima e o mais engraçado é que casou certinho com a postagem que vou fazer nos próximos dias, minha "wish-list". O primeiro item dela é justamente uma caixa desses lápis de cor.

    Mas tem uma lado negativo, agora você me deixou em dúvida entre investir nesses lápis ou investir em mais alguns da Derwent (vou ter que incluir mais alguns itens na wish-list e também está faltando fazer a postagem no meu blog os Derwent).

    Enfim, tá de parabéns pela postagem e eu só vou fazer um acréscimo. Apesar de não usar muito apontador – gosto mais de estilete – a marca Mapped tem um modelo chamado Boogy que é muito bom, bonito e barato, ele tem dois furos e reservatório, pode ser usado em lápis comum e jumbo. Sei que não é um apontador profissional, mas compensa pelo preço.

    Valeu pela postagem, acho que vou fazer do projeto BEDA uma lei. Assim vou ganhar presentes como esta postagem todo dia do ano. kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, muito obrigada! :)

      Então, eu tenho os da Derwent (Inktense e Colour Soft), recomendo muito também, mas entre as duas marcas, ainda prefiro o Polycolor, principalmente num investimento em mais cores. Por quê? Porque é um lápis com cor intensa, textura de aquarelável, cores fáceis de misturar entre si e mina suave, porém fácil de apontar e deixar mais fina para detalhes.

      Uma coisa que percebo nos da Derwent é que eles engrossam a ponta com muita rapidez e eles esfarelam mais, talvez por serem muito macios. Eu também queria investir nos Mondeluz, também da Koh-I-Noor, que são aquareláveis e possuem uma gama de cores muito rica.

      Se tu ainda tem dúvidas, na Koralle tem Polycolor avulso para vender, tenta comprar as cores principais, vê se te adapta, daí investe numa caixa. É uma saída ;)

      Abração!

      Excluir
    2. Ah, quase esqueci! Obrigada pela dica do apontador, todo mundo me fala dessa marca Maped, mas eu nunca encontrei aqui na minha cidade pra vender :/ Já quero o apontador e as canetinhas!

      Valeu por tudo!

      Excluir
  2. ahh, agora fiquei cobiçando esses lápis T_T e tu mencionou que eles não são aquareláveis, o que me lembrou que esses dias descobri que existem giz de cera aquarelável também!! fiquei de queixo caído. não fazia a menor ideia. ¬¬ (sou muito principiante em questões de materiais artísticos) mas ainda prefiro as tintas mesmo (apesar de que os de boa qualidade devem dar um bom efeito)... enfim, ótimo post. é sempre bom conhecer materiais e marcas novos! eu ainda to na base dos faber-castell hehe
    bjs :******

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Pois eu descobri esse giz de cera aquarelável tem pouquíssimo tempo também! Mas sei não... acho que ele fica mais para guache escolar do que para aquarela, porque a textura do giz é mais pastosa. Ainda prefiro as tintas também, ou então os lápis de sempre ^^

      Beijão! :*

      Excluir
  3. Oie... O portrait tem as mesmas cores dá caixa de 72 cores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei informar pois não conheço o estojo de 72 cores.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.