As postagens mais acessadas de 2015

20/12/15


2015 está terminando com um grande sentimento de gratidão dentro de mim. Embora tenha passado por períodos delicados, de questionamento do meu fazer criativo, vejo nesses momentos de balanço que há muito o que agradecer. 

Os posts mais acessados do ano mostram o quanto o conteúdo aqui do blog tem ajudado outras pessoas. E isso me deixa muito feliz, pois acredito que conhecimento deve ser sempre compartilhado entre todos, da melhor maneira possível. Procuro fazer os textos e imagens com carinho, e não apenas por fazer, pois sei que aí do outro lado existe alguém com as mesmas inquietações que eu.

De uma maneira geral, o público deste cantinho procurou por tutoriais, resenhas, dicas e informação sobre assuntos comentados na grande mídia, como os livros para colorir, por exemplo. A seguir, a lista das 10 postagens mais acessadas de 2015, para recordarmos o que foi discutido por aqui:

10º- Ateliê tour 2015: sou uma pessoa que curte saber como é o cantinho das minhas ilustradoras favoritas, por isso decidi compartilhar um pouco do meu próprio ateliê, algo que venho fazendo sistematicamente ao longo dos anos, mostrando a organização do ambiente e as coisas que me inspiram. De quebra, indiquei vários blogs que adoro acompanhar.

9º- Mesa de luz artesanal: o vídeo que fiz para reativar meu canal do YouTube entrou rapidamente na lista de posts mais acessados, por se tratar de um equipamento necessário para quem ilustra e facilmente customizável. Conto um pouco da minha experiência e onde podemos encontrar material para montar nossa própria mesa de luz, por um valor razoável.

8º- Perdendo o medo de fazer tudo errado: errar é humano, mas quando se trata de arte parece que é algo inconcebível. Pelo contrário: a maioria do nosso aprendizado vem através dos erros e, nesse texto, procurei motivar outras pessoas a se jogar sem medo em seu processo criativo.

7º- Maybe Tonight: uma das ilustrações que mais me emocionou em 2015 também tocou o público, e isso me deixa muito grata. Maybe Tonight nasceu do momento em que percebi que meu companheirinho Axl partiria, e demonstra que a arte feita com o coração consegue chegar até os demais sem esforço.

6º- Vamos falar sobre cópia: 2015 também foi o ano em que os artistas se revoltaram a respeito do plágio de seus trabalhos. Vários manifestos e desabafos com comparações feitas entre originais e cópias pipocaram no meu feed, o que me deixou entristecida por essa ainda ser uma realidade para o profissional criativo. Como acredito que meu trabalho também é educar, escrevi essa reflexão sobre cópia, imitação e como podemos tentar evitar que isso aconteça.


5º- Colab55: experiência de compra: reativei minha loja no Colab55 e, coincidentemente, esse post ficou entre os mais acessados. Vale a leitura das minhas impressões a respeito da qualidade dos produtos, ressalto que essas artes não estão mais disponíveis.

4º- 7 dicas sobre blogs para ilustradorxs que estão começando: esse post fez parte da blogagem coletiva do Rotaroots (1sdd) e procurei colocar nele minha experiência - que não é muita, mas ajuda - a respeito da criação de um blog voltado para a ilustração.

3º- Minha opinião sobre os livros de colorir para adultos: a grande "febre" do ano chamou a atenção de muita gente e resolvi analisar, de maneira despretensiosa, o impacto dos livros para colorir na formação de público consumidor de arte, e o quanto esse tipo de publicação ajudou quem tinha vários traumas com o desenho a superar as adversidades e criar de maneira livre.

2º- Como usar lápis pastel seco: um dos materiais mais gostosos de trabalhar ganhou resenha/tutorial logo no início do ano, e o segundo lugar na lista de mais acessados. Existe muita curiosidade a respeito do pastel seco, assim como o oleoso, pois as pessoas acreditam que é muito difícil usá-lo. Por isso foi tão gostoso ver a reação de quem comentou dizendo que achou fácil e bonito e que se arriscaria a tentar usar.

1º- Tutorial de como faço o efeito galáxia em aquarela: para se ter uma ideia do quanto essa postagem é especial, em menos de um ano ela teve a mesma quantidade de cliques que a postagem mais acessada do blog, até então, teve em dois anos. Muita gente quer saber como aquarelar uma galáxia, e existem vários tutoriais super bacanas pela internet. Minha ideia é transformar o post em vídeo, com algumas informações complementares a respeito de materiais que ajudam a deixar o efeito ainda mais bonito.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥

O blog cresceu muito esse ano, praticamente duplicou o número de acessos mensais e chegou ao pico de 1000 acessos diários (!), principalmente após a exposição Mulheres. Não tenho como agradecer tanto carinho, amor e interesse a respeito do meu trabalho. 

Gostaria de dar um abraço virtual nas pessoas que comentam em praticamente todos os posts e sempre deixam uma opinião sincera, querida e respeitosa. É muito bom ter leitores assim por aqui. Espero que em 2016, ano em que o blog completará seis aninhos de vida, eu possa continuar produzindo conteúdos legais, além de muitas ilustrações!

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.