Resenha: O que é qualidade em ilustração

21/01/16


Dentre os últimos investimentos que fiz em literatura técnica, está  O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil - com a palavra o ilustrador, organizado pela Ieda de Oliveira. Fiz uma série de anotações durante a leitura (prometi um diário no Snapchat e falhei miseravelmente), porém, apesar de trazer discussões importantes, senti que a publicação não me conquistou. Vou explicar o motivo para esta opinião.

O livro traz sete artigos, escritos por Rui de Oliveira, Odilon Moraes, Renato Alarcão, Cristina Biazetto, Ciça Fittipaldi, Marcelo Ribeiro e Marilda Castanha. Também conta com depoimentos de ilustradores, respondendo a questão-título: "O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil?". Apesar dos nomes de peso, da relevância dos temas e do projeto gráfico muito bem pensado, ao final da leitura tive a sensação de mais do mesmo, como se eu não tivesse lido nenhuma novidade sobre o que foi posto. ¯\_(ツ)_/¯

O primeiro artigo, Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil, de Rui de Oliveira, foi o que mais me deixou incomodada, por ser um texto de 36 páginas cheio de referências masculinas, enquanto as duas mulheres ilustradoras citadas ocupam apenas um parágrafo. Por mais que não tenha sido a intenção do autor (e eu realmente acredito nisso), já não dá pra deixar passar esse tipo de coisa. É muito desanimador, ainda mais depois da polêmica do Prêmio de Angoulême.

Adiante, O projeto gráfico do livro infantil e juvenil, escrito por Odilon Moraes, traz uma experiência mais pessoal do autor, seguido por As diferentes técnicas de ilustração, talvez o texto mais esperado do livro, mas que me desapontou um pouco também. Não pela sua qualidade, afinal o Alarcão é um dos melhores ilustradores brasileiros da atualidade, mas por me deixar com aquela sensação de já ter lido algo parecido na Revista Ilustrar.

As cores na ilustração do livro infantil e juvenil, da Cristina Biazetto e O que é uma imagem narrativa, da Ciça Fittipaldi foram os artigos que mais gostei, primeiramente, por sentir um alívio ao ler duas mulheres com trabalhos que admiro muito, e também por conter um arcabouço teórico-prático muito consistente, com várias explicações sobre o processo de construção da narrativa visual.

A relação entre o texto e a imagem, de Marcelo Ribeiro e A linguagem visual no livro sem texto, da Marilda Castanha, fecham a proposta do livro, mas de novo senti aquele grande  ¯\_(ツ)_/¯.  Claro que é uma opinião muito pessoal, baseada na minha leitura e na minha vivência (não comecei a ler texto acadêmico ontem, não). Não vi unidade nos textos, algo comum se você pega esse tipo de publicação, escrita por vários autores. Nem é meu objetivo desmerecer o trabalho de ninguém, acho válido ter cada vez mais discussões sobre o tema, colocadas cientificamente e não só em sites na internet.

Dentre os depoimentos, destaco um trecho da fala da Thais Linhares, a respeito da influência cultural na obra de um ilustrador. Ela diz: "observe como ele [o ilustrador] representa as figuras femininas e terá pistas se ele nasceu antes ou depois do movimento de emancipação das mulheres." Por isso que o seu papo furado não cola comigo, senhor Milo Manara...

Mesmo assim, o livro foi de grande valia para me ajudar na concepção de um trabalho futuro, e serviu para esclarecer algumas ideias que estavam bastante obscuras na minha mente como, por exemplo, o limite entre literalidade e licença poética na ilustração de uma história, seja ela destinada ao público infantil ou adulto.

Na minha modesta opinião, o livro leva três estrelas. ✩✩✩

Esse exemplar consegui comprar na livraria da minha cidade, acredito que não seja difícil encontrar em lojas virtuais. Mas só invista nele se você realmente deseja se aprofundar no tema da ilustração editorial.

Comentários

  1. Bom saber sobre esse livro. Não tinha visto ele ainda. Me diz uma coisa, o livro aborda alguma coisa sobre como as editoras veem os ilustradores? Como é o trabalho entre editora e ilustrador? Essa tem sido minha maior dúvida. Já ouvi algumas coisas meio brochantes sobre isso... :/
    E sobre essa questão do Milo, acho que tem gente apenas querendo pegar carona na onda, sem muito acreditar nela mesmo... ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, o livro não aborda essa relação com as editoras, o que eu acho uma pena. Acho que nem o "Para ler o livro ilustrado", que muita gente me recomenda, aborda.
      Mas é uma relação não muito tranquila, costumo fazer serviços para autores independentes e já é uma dor de cabeça, imagina trabalhar com um editor no seu encalço. Acho que só ameniza quando o ilustrador também é autor ou foi convidado para participar, por ser muito conhecido. Quem sabe um dia eu chego lá hhauhahhauhsuahsuahs
      Bjs :*

      Excluir
  2. Fiquei com vontade de ler. Já eu não tenho praticamente nenhuma bagagem literária nesse assunto então talvez fosse algo bem novo pra mim. Ahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro bom, apesar de irregular, principalmente nos aspectos históricos. Agora quero comprar esse que mencionei para a Bia no comentário acima, ele é bem completo :)
      Bjs

      Excluir
  3. Obrigado pela indicação, não conheço muitos títulos da área e é sempre bom saber.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.