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06/02/2018

Colheita ūüĆĺ


Depois de duas semanas bem agitadas, consegui retomar minha rotina de estudos e tirar algumas ideias do papel. Acho que nunca antes na minha vida tantas coisas aconteceram ao mesmo tempo, e ainda quero escrever sobre isso com calma, assim que a poeira baixar. Aproveitei o momento para me arriscar em dois materiais que n√£o uso com frequ√™ncia: nanquim e guache, sendo esse √ļltimo s√≥ um pequeno detalhe, mesmo.

Decidi batizar essa ilustra de Colheita porque acredito que a nossa vida é um eterno plantar e colher. Às vezes a plantação é difícil, o processo demora mas, ao final, sempre colhemos aquilo que plantamos. E devido ao momento profissional que estou passando, esse trabalho também representa a colheita de algo que cultivo há anos, com muita dedicação, que é a minha relação com a arte. Agradecimentos especiais aqui a Malena Flores, com quem aprendi a cultivar esses bons sentimentos.



Quem me acompanha já conhece meu processo inicial de trabalho, que consiste em rascunho (que, geralmente, é passado a limpo várias vezes) e, em seguida, a transposição do risco para o suporte final, via mesa de luz. Como tenho um bloco de papel Mixed Media da Canson e preciso gastá-lo, foi o que escolhi para esse estudo, e até que ele se comportou bem com nanquim (muito melhor do que com aquarela). Mas continuo não recomendando esse material, é melhor investir na linha Montval.

Em seguida, separei no god√™ quatro por√ß√Ķes de √°gua e, em cada uma delas, pinguei a quantidade de nanquim necess√°ria para fazer camadas das mais claras at√© as mais escuras, e tamb√©m um pouco de nanquim puro para o cabelo. E todo o processo de pintura foi muito igual ao que uso na aquarela, com uma grande aguada, seguida por camadas de transpar√™ncia at√© chegar na tonalidade desejada. O ponto principal foi o trabalho com o contraste por valor.


Em seguida, utilizei dois l√°pis de cor cinzas (um mais escuro e outro mais claro), para fazer o acabamento e refor√ßar os valores no rosto e nas partes que eu gostaria de destacar a luminosidade, como no ombro, por exemplo. Mas busquei ser bastante econ√īmica nos retoques, tanto no uso de paleta reduzida, como na mistura de materiais para chegar ao resultado que queria. S√≥ utilizei caneta multiliner para fazer o detalhe dos c√≠lios, e caneta gel branca para abrir pontos de luz.

Ao final, achei que faltava alguma coisa nessa figura, já que ela ficou parecendo uma pedra, por isso resolvi colocar as folhagens saindo de sua pele e, para ficar um contraste legal, utilizei guache magenta. Porém, pensando nessa solução e no título que dei, fica uma analogia bastante interessante: mesmo de algo que parece "inanimado" (ou meio xoxo), pode brotar vitalidade e beleza, trazendo harmonia para o conjunto.


Materiais utilizados

- Papel Mixed Media Canson;
- Nanquim Pelican;
- Guache TGA;
- Pincéis Keramik;
- L√°pis de cor Polycolor em tons de cinza;
- Multiliner e caneta gel para detalhes.


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2 coment√°rios:

  1. Lidy, que saudade de vir aqui. Como é bom ter acesso a esses detalhes preciosos do teu processo criativo! Parabéns pelas tuas conquistas profissionais e pela tua persistência e constante evolução :~)

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    Respostas
    1. Ai Ju, que felicidade ver teu coment√°rio aqui no meu cantinho! ❤️
      Obrigada pelo carinho comigo e com a minha arte, tenho em ti uma fonte de inspiração e respeito imensos, pela pessoa e pela profissional que tu és.
      Beij√£o ūüėė

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