abrir menu
01/04/2018

Esmeralda ūüíö


Resolvi aproveitar o feriad√£o de P√°scoa para voltar √† ativa e dar andamento aos rascunhos que postei aqui anteriormente. Um deles serviu para que eu pudesse treinar algo que deixo bastante de lado nas minhas ilustra√ß√Ķes: estampas. Tenho medo de pecar pelo excesso e produzir algo que n√£o fique agrad√°vel ao olhar do espectador. Uma artista que tem me ajudado bastante a quebrar essa barreira √© a Brunna Mancuso. Os trabalhos dela trazem muita informa√ß√£o, mas o resultado final √© leve e com uma composi√ß√£o muito equilibrada. Por isso decidi reunir aquarela, estudo de estampas e tamb√©m o teste definitivo do meu novo scanner na mesma ilustra, sem medo de ser feliz. 


Quem me acompanha já conhece o processo: após passar o risco a limpo no papel para aquarela (utilizei o Arches grana fina), começo a marcar os valores com lápis 4B.


Geralmente começo pelo rosto, mas como o foco desse trabalho é a estampa, decidi resolver tudo o que envolvia a roupa, cabelo e fundo, primeiramente, para depois pensar na pele e acabamentos. Embora na foto usada como referência a modelo estivesse com um casaco, só aproveitei mesmo o formato da gola. Os ornamentos e estampa saíram de imaginação, a partir de algumas fotos de papoulas e da já famigerada lua crescente. Também optei por payne's grey e magenta por serem cores fáceis de se harmonizar com as outras.


A inclusão da joia no pescoço e brincos também foi outro desafio, pois a cada momento eu pensava que estava fazendo um grande carnaval incompreensível. Mas respirei fundo e tratei de pensar nisso tudo como o estudo que realmente é, e na aprendizagem que fica pelo processo de criação. E a melhor parte, claro, é retirar a fita crepe das bordas. Já falei sobre essa fita azul aqui. O resultado:


Materiais utilizados

- Papel para aquarela Arches grana fina, 100% algod√£o, 300g;
- Aquarelas Cotman e Sennelier;
- Pinceis pelo sintético Keramik;
- L√°pis de cor met√°lico e supersoft Faber-Castell;
- Multiliner Sakura e caneta gel dourada e prata.



Sobre meu estudo de estampa: achei o resultado ok, para quem está mais acostumada com fundos minimalistas e personagens "nuas" foi um progresso. Mas reconheço que ainda tenho que melhorar muito a composição e as escalas. Curti voltar a me dedicar um dia todo ao estudo de uma pintura, sem me preocupar com planos de aula ou boletos vencendo, então só por isso já valeu demais. E não pretendo parar por aí :)

Sobre o scanner: durante toda minha vida utilizei os scanners da HP e talvez estivesse acostumada demais com a multifuncional antiga (j√° sabia todos os estouros e zonas em que o vidro estava arranhado e precisava de corre√ß√£o), por isso estranhei muito o equipamento novo (Canon Pixma G3100). A impress√£o que tenho √© que a imagem fica com uma pel√≠cula de transpar√™ncia que tira a nitidez e as cores v√£o do desmaio total ao BERRO. Para se ter uma ideia, sempre digitalizei em 300 dpi, e essa ilustra precisei colocar 600 dpi para que ficasse com o n√≠vel de qualidade que gosto (e mesmo assim n√£o senti que ficou como trabalhos anteriores, digitalizados na multifuncional velhinha). Aparentemente n√£o h√° nenhum problema t√©cnico com o equipamento, pode ser BIOS, pode ser costume, pode ser alguma configura√ß√£o entre ele e o PS, ent√£o quem tiver alguma dica, por favor deixe nos coment√°rios! 

Conheça meu Portfólio profissional

8 coment√°rios:

  1. Acredito que sua ilustração ficou harmoniosa, mesmo a estampa tendo bastante informação e o fundo com elementos, ainda assim, a primeira coisa que vi no desenho foi o rosto da moça, ou seja, não ficou um "carnaval", haha.
    Amei o uso das canetas géis e as sombras estão perfeitas na ilustra.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, muito obrigada! Eu gosto muito de dar atenção aos olhos e ao rosto, é a primeira vez que me aventuro a dar destaque para a roupa também. Fico feliz que tenha gostado <3

      Beij√£o!

      Excluir
  2. A ilustra ficou muito bonita! Adorei todo o processo de construção dela, e os traços dourados, deram um toque especial para a pintura.
    Sempre pensei em comprar uma scanner especial para mim, desde que vi um vídeo falando sobre digitalização de quadrinhos, entretanto, ainda não olhei nenhum modelo específico, mas é um mal necessário.
    Tamb√©m uso uma multifuncional da HP para digitalizar pinturas que quero trabalhar no Photoshop, mas por falta de tempo e por n√£o estar publicando nada no blog mais, tenho usado minha c√Ęmera da Samsung mesmo. Ela n√£o entrega o resultado que eu gostaria, at√© comprei um trip√© para tentar resolver o problema, mas n√£o resolveu. Mas as fotos de amteriais ficam perfeitas. Enfim, vamos seguindo.

    Experimentou mexer nos valores de exposição da imagem? Sempre ajuda, quando estou editando meus desenhos e pinturas. Além disso, o Filtro de Nitidez ajuda bastante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus! N√£o cheguei a usar o filtro de nitidez, a√≠ fui correndo testar e MINHA NOSSA A DIFEREN√áA √Č GRITANTE!!!!!! Muito obrigada pela ajuda, agora j√° sei que posso arrumar esse problema. A imagem ficou perfeita com essa corre√ß√£o.

      Ainda estou tentando me acostumar com esse scanner novo, mas vou te dizer que para ser da Canon esperava que ele fizesse "milagre" sozinho, sabe? A impressora é maravilhosa, mas a parte de digitalização de imagem não me surpreendeu.

      Abração!

      Excluir
    2. Fico feliz por ter ajudado de alguma forma! Abração!!!

      Excluir
  3. Oiê, Lidy!

    Acho que você se saiu muito bem na estampa. Inclusive gosto muito da foto em que ela aparece em destaque... achei o padrão floral uma arte em si. *_* Também gosto muito do trabalho da Brunna e, tendo feito o curso dela, posso te dizer que ela usa bastante referências, inclusive nas estampas... então vale abrir uma pastinha no pinterest pra elas! XD Gostaria sim de ver mais estampas no seu trabalho. :) :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila, obrigada pelo retorno! Eu tive medo dessa estampa rsrsrsrs, mas o trabalho da Brunna realmente me inspirou e sou louca para fazer um dos workshops dela (tomara que tenha alguma turma online). Fiquei mais motivada a trabalhar a roupa das figuras e também o fundo. A pastinha do Pinterest já está cheia kkkkkkk só falta mais tempo para praticar.

      Beij√£o ūüėė

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos com atenção. Caso for comentar em postagens antigas, favor levar em consideração a data de publicação, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo. Saiba mais sobre os termos de uso e política de privacidade do blog clicando aqui.

Postagem mais recente Postagem mais antiga P√°gina inicial