abrir menu
02/06/2018

Marilyn Monroe ūüíč


Ontem a atriz Marilyn Monroe estaria completando 92 anos, caso estivesse viva, e v√°rias homenagens a esta lenda do cinema se espalharam pela internet. E eu resolvi pagar uma d√≠vida antiga, que era fazer um retrato digno da diva, j√° que todas as minhas tentativas anteriores foram bastante insatisfat√≥rias. 

Num esfor√ßo herc√ļleo, vasculhei meus √°lbuns do Picasa e descobri este estudo aqui, que at√© estava bom pela √©poca em que foi feito - 2010, depois de anos sem desenhar - e este outro aqui (da mesma √©poca, vai entender), que apesar de at√© ter sido publicado numa p√°gina dedicada √† Marilyn, est√° o quadro da dor.

Voltando para o presente, achei que era o momento mais apropriado para colocar novamente meus aprendizados em pr√°tica e utilizar justamente a minha zona de conforto - o grafite - para entregar um retrato minimamente fiel, com todas as propor√ß√Ķes no lugar. Acho que consegui, finalmente!


J√° no primeiro rascunho passado a limpo consegui ver semelhan√ßa com a foto que peguei como refer√™ncia. Geralmente vejo os artistas optando por imagens ic√īnicas da atriz, com seus l√°bios vermelhos e poses sensuais, mas achei esta foto t√£o meiga e delicada, quase passando uma paz de esp√≠rito, que decidi utiliz√°-la como ponto de partida.


Trabalhei somente com o l√°pis 4B da Staedtler e esfuminho, e essa caneta dourada da Pentel para a coroa. O papel utilizado foi o Canson XL Croqui. O resultado:


Acredito que consegui chegar ao meu prop√≥sito, ainda dei uma leve mexida no Photoshop para arrumar algumas coisas que ficaram fora de lugar. Gostei de como a textura e o tom amarelado do papel deram um ar vintage, que combinou muito com a ilustra√ß√£o. Eterna! ūüíč

Conheça meu Portfólio profissional
Me acompanhe nas Redes Sociais
Contato: lidiane@lidydutra.com

4 coment√°rios:

  1. Aí que incrível!!
    Além de toda a técnica que está linda, fiquei encantada como sua poética trouxe realmente outra visão para a Diva! Tenho certeza que ela era bem normal como nós mulheres com mil outras coisas para fazer e pensar além de ser sexy !!
    Parabéns Lidy como sempre inspirador !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, obrigada pelo carinho! ūüíč Fiquei muito feliz com essa representa√ß√£o da diva.
      Super concordo que ela deveria ter um lado normal, que gostava de andar de pijama e despenteada hehehe. Esse livro da foto, o "Fragmentos", traz v√°rios poemas e anota√ß√Ķes dela, era uma leitora ass√≠dua dos cl√°ssicos e tinha uma veia po√©tica muito boa. Bem longe do estere√≥tipo de loura burra que alguns ainda atrelam √† Marilyn.
      Pena que se foi tão jovem, acho que ela teria causado uma revolução no cinema e ganhado vários Oscars.
      Beij√£o!! ūüėėūüėė

      Excluir
  2. Nossa Lidy, ficou incrível!

    Por causa da mudança para a casa nova, faz quase duas semanas que não olho e-mail ou mesmo o feed dos blogs que acompanho. Vida de artista é uma coisa, mas conciliar isso com a vida de esposo.... ta difícil.

    Adorei a variação de tons de cinza, ficou tão suave. Adoraria ver um desenho seu com esse trabalho excelente de construção de volume, mas sem linhas, utilizando contraste entre o claro e o escuro para marcar as formas.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus! Em primeiro lugar, muitas felicidades para ti e para a tua companheira nessa nova etapa da vida de vocês. Que a casa seja o porto seguro e o cantinho sagrado dos dois <3

      Sabe que eu quase não fiz as linhas nesse trabalho? Quando estava trabalhando no rosto, pensei em fazer os volumes sem marcar, mas como estava com pouco tempo, deixei assim. Mas saiba que é algo que há tempos quero fazer!

      Abraços!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos com atenção. Caso for comentar em postagens antigas, favor levar em consideração a data de publicação, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo. Saiba mais sobre os termos de uso e política de privacidade do blog clicando aqui.

Postagem mais recente Postagem mais antiga P√°gina inicial