13 de agosto 🌕

14/08/22


O 13 de agosto é dedicado à deusa Hécate (ou Hekate) e vem sendo celebrado cada vez mais, no Brasil e no mundo, por devotos dessa divindade que me fascina há um bom tempo. Meu primeiro contato foi em torno de 2014 e, desde então, venho recolhendo informações, livros para estudo e também fazendo minhas interpretações de Hécate. Tenho um altar em casa e, no seu centro, está ela, guiando os meus caminhos e tirando o mal da minha vida. 


Recentemente, a série Sandman, da Netflix, apresentou uma versão da deusa, misturada às parcas da mitologia grega, e foi uma forma de chamar atenção para quem é ligado em cultura pop. Fazendo um gancho com a minha ilustração anterior, o feitiço usado pelas irmãs Owens no filme Da magia à sedução para trazer o namorado de Gillian de volta à vida, é voltado para Hécate. E sobre a obra do Neil Gaiman e o aspecto tríplice de várias personagens dele, tem um episódio do podcast We can be readers no qual a Su e eu discutimos o maravilhoso livro O oceano no fim do caminho. Fica a recomendação.


Ainda nas recomendações de podcast, temos o Caverna de Hekate, da Marcia C. Silva, escritora e devota de Hécate, sempre com informações embasadas em livros e estudos coerentes, trazendo informações relevantes e com fontes (diferente de muitas páginas que usam as vozes da cabeça para falar sobre mitologia). E foi no episódio Celebrando o 13 de agosto que a Marcia esclarece um pouco sobre a origem da data, e sua falta de fontes históricas, e também recomenda celebrar a deusa entre os dias 13 a 15, em especial o dia 14, dedicado à Hekate Kourotrophos, a guardiã das crianças. Vou deixar o episódio linkado aqui, pois vale muito a pena ouvir:



Ainda no quesito aqui tem informação, o Santuário Hekate Hegemonen fez uma pesquisa inédita sobre Hécate no Brasil. Vou deixar o link aqui também, pois muitos dados foram bastante surpreendentes para mim (deu até vontade de fazer doutorado, gente!). 

Então, nesse ano, resolvi aproveitar o 13 de agosto para me dedicar a uma ilustração, como forma devocional, tirando esse dia para fazer o que amo, com propósito, calmamente e sem a pressa de finalizar para postar. Aproveitei a sugestão da Marcia para usar o dia 14 para continuar esse "rito", finalizando a ilustração e me dedicando, também a escrever esse post falando tanto sobre meu processo criativo, como também trazendo essas informações. E como sou professora, o epíteto Kourotrophos tem muita ligação com minha prática diária. 


Antes de mais nada, respondendo a uma possível pergunta: não, eu não abandonei a aquarela! Só tenho me sentido mais à vontade para trabalhar com grafite e lápis de cor, que são os materiais com os quais me sinto mais segura, pois não é de hoje que tenho tentado me harmonizar com a docência e a arte, então eu preciso facilitar as coisas também.

Então, trabalhei com grafite e marcadores nanquim e metálicos, e fiz os demais detalhes no Photoshop (fundo, crescente e strophalos). Gostei muito do resultado final, achei a representação forte, me diz muito sobre a base sólida que quero ter para meus projetos futuros. Essa ilustração me remete à solidez.


Materiais utilizados

  • Papel Concept Hahnemühle;
  • Lápis grafite Lyra e Stabilo Othello 2B;
  • Marcadores nanquim e metálicos Staedtler e Pentel;
  • Finalização digital no Photoshop.

Espero que vocês tenham curtido a minha representação e as coisas que trouxe aqui, a essa altura do campeonato acho que não é novidade dizer que sou ligada em magia e bruxaria, embora ainda falte muita corrida e muito estudo para eu tentar me chamar de praticante, mas sempre aparece um desavisado mandando mensagens intolerantes, ou se "decepcionando" comigo por não "usar minha arte para outras coisas" (é sério...), enfim... para quem me acompanha, espero que tenha sido informativo, sigam me acompanhando por aqui e pelas redes sociais.

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.