Matrioska

10/02/24

 


Esse é o processo de um trabalho muito especial, uma encomenda feita para a psicóloga Gabriella Domingues, por indicação da Rami Aquarelas. A Gabi queria a representação de uma matrioska, boneca russa colocada uma dentro da outra, pois é uma imagem que ela associa à sua abordagem de trabalho. Foi a primeira vez que utilizei o desenho digital como suporte para os estudos.

Começamos com um brainstorming sobre as matrioskas e as posições possíveis. Também levei em consideração as cores do consultório da Gabi e o tamanho sugerido pela arquiteta para o quadro. Nesse caso, trabalhei num papel Arches 100% algodão tamanho 56 x 76 cm. Após alguns estudos no digital, chegamos na ideia abaixo, a construção da matrioska maior com outras três dentro dela e a delimitação de um contorno externo só. Em seguida, imprimi esse estudo digital em ladrilho, para ficar exatamente do tamanho correto para passar para o papel.


Em seguida, passei para o preparo das tintas. Como eu precisava fazer toda a pintura num fôlego só, preparei bastante base que eu não precisasse adicionar nem água, nem mais tinta. Como as cores eram bem pasteis, principalmente os rosas, misturei guache branco para dar esse efeito mais opaco. Mas nas partes marrons e verdes, utilizei aquarela pura. Como eu tinha apenas uma folha de papel, tudo precisou ser milimetricamente posicionado, nada poderia dar errado! A cor pigmento ficou um pouco mais forte que o estudo digital, mas mesmo assim mantendo a paleta, e adquirindo mais contraste entre as matrioskas rosadas, que estavam muito iguais.


E assim que comecei a pintar, não parei até terminar toda a base. Como está fazendo um clima muito quente, a tinta seca bem rápido, então para evitar manchas, as aguadas precisavam ser bem generosas - e ao mesmo tempo precisas, pois como já falei, não podia errar hehehehe. Foi um desafio e tanto! Depois de feito todo o fundo, passei uma segunda demão onde precisava e passei aos detalhes dos rostinhos e também os ornamentos, que fiz com caneta dourada.




Optamos também por fazer um sombreado no chão, para que a matrioska não ficasse "voando" no papel. Usei pouquíssimos recursos adicionais à tinta, apenas um lápis de cor para conferir profundidade em algumas partes do rosto e a caneta naquim para o contorno dos olhos e detalhes muito miúdos. De resto, confiei na tinta e confiei no processo.



Detalhe do ornamento, que é igual em todas as matrioskas, para evitar poluição visual. Abaixo, uma foto minha com o trabalho já finalizado para vocês terem uma ideia do tamanho do papel, bem diferente do que estou acostumada a trabalhar.



Materiais utilizados

  • Papel para aquarela Arches 100% algodão;
  • Aquarelas Talens e White Nights;
  • Guache Talens;
  • Marcadores Derwent e Sakura para os detalhes;
  • Lápis Koh-I-Noor para os detalhes;
  • Pincéis sortidos;
  • Spray fixador.



Acima, eu feliz com o resultado de um trabalho tão bonito e que adorei fazer. Agradeço à Rami por ter me indicado, à Gabi por confiar no meu trabalho, à outra Gabi, que gentilmente fez a ponte da entrega, e a todos que, de uma maneira ou de outra, continuam me apoiando para que, 14 anos depois, eu continue produzindo arte.


E se você quiser uma arte exclusiva, tradicional ou digital, para chamar de sua, estou com encomendas abertas. Todo o mês, abrirei quatro vagas na minha agenda para comissões de retratos e outros trabalhos que dialoguem com o meu estilo. Se você se interessou, basta mandar um e-mail para lidiane@lidydutra.com ou entrar em contato pelo direct do meu Instagram.

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.