Part of your world
Só para constar que participei do Mermay esse ano, com um mês de atraso na postagem e de uma maneira bastante modesta. Ainda não quero voltar a desenhar sereias, ainda mais que veio todo o hype do filme novo.
Usei lápis de cor escolar da Tris e canetinhas com glitter. Valeu pelo exercício, a pose saiu totalmente da minha cabeça, sempre é uma vitória quando consigo deixar as proporções minimamente harmoniosas.
Continue a nadar...
Hekate Astrodia
Hekate Astrodia, a caminhante das estrelas, é um dos muitos epítetos da deusa (para conhecer outros epítetos, acesse este link). Eu venho representando Hekate há alguns anos, e quanto mais estudo, mais agrego informações aos meus trabalhos. Para esse, quis colocar alguns elementos bem significativos, como: o manto, as chaves e a coroa, como também conferir à figura uma postura mais régia, mas também que passasse muita tranquilidade, como um ser que viveu muitas eras.
De acordo com o livro Bruxaria Hekatina, da Marcia C. Silva, numa representação romana que se encontra no Vaticano, Hekate aparece coroada com uma coroa de sete raios. Esses raios, segundo a autora, "são associados com a lua e representam Hekate iluminando a escuridão." (p. 58) Lembrou uma outra estátua famosa? Pois essa associação é meramente especulação, e não há nenhuma comprovação de que existe relação entre a deusa e a Estátua da Liberdade. Já as estrelas "podem simbolizar o papel de Hekate como guia, como os marinheiros faziam na Antiguidade." (p.64)
Usei o papel Aquarela XL da Canson, que não garante uma performance 100%, principalmente na absorção da tinta, por isso, lancei mão das aquarelas da White Nights, que funcionam em praticamente todos os tipos de papel. Assim, consegui preservar todos os efeitos de cor e cobertura que queria.
Fiz o fundo com uma tinta arroxeada bem granulada, em seguida cobri a pele com uma mistura de marrom, ocre e vermelho, e o cabelo com uma camada bem espessa. Depois, fui para o manto. Finalizei com os detalhes em dourado das estrelas (sete em cada lado) e a coroa. O resultado:
Materiais utilizados
- Papel para aquarela XL Canson;
- Aquarelas White Nights;
- Pinceis da Shein;
- Marcador dourado Pentel.
Mulher-árvore
E encontre seu caminho com o vento soprando por trás
Que o sol ilumine o seu rosto
Que a chuva umedeça os seus campos até nos encontrarmos
Que a deusa mantenha no aconchego de suas mãos
Que o círculo se abra mas não se quebre
Que amor da deusa esteja entre nós
Feliz encontro, feliz despedida
Feliz reencontro irmãs
Essa ilustração faz parte dos meus estudos sobre os ciclos femininos e leituras sobre a Deusa Tríplice (donzela, mãe e anciã). Existem muitas representações, principalmente em oráculos, da mulher em suas três fases, personificadas em uma árvore.
A ordem das mulheres no "corpo" da árvore alterna, mas na minha imaginação ela sempre esteve assim: a donzela no tronco, a mãe na folhagem verde, e a anciã na copa, abraçando as outras duas fases. A partir daí, trabalhei alguns simbolismos particulares, sempre com a belíssima Bênção Celta, das Melissas, como trilha sonora.
Comecei como sempre, pela line art, e fui acrescentando tons de marrom, verde, azul e cinza até o ponto que se mesclassem e passassem a sensação de uma árvore com o caule jovem, a folhagem robusta e as folhas secas que, nesse caso, foram representadas em tom grisalho, ao invés de amarelado.
A lua vermelha representa o ciclo menstrual que, nessa narrativa, conduz as três gerações de mulheres (a menarca, o amadurecimento fértil e a menopausa). Tanto a jovem quanto a anciã estão com os olhos fechados, porém, a última está com o terceiro olho (a sua intuição) tão desperto quanto a mulher adulta. O restante dos detalhes fica a critério de cada pessoa que contemplar a imagem. O resultado final:
Materiais utilizados
- Papel para aquarela Canson XL;
- Aquarelas Van Gogh;
- Pincéis Keramik;
- Lápis Polycolor;
- Fundo adicionado digitalmente com Photoshop.
Essa ilustração demonstra a passagem e o valor do tempo, e foi concebida com muita doçura, durante longas e demoradas tardes. Sempre que eu puder ir contra os algoritmos e dedicar tempo de qualidade para minha arte, será um ganho.
Assinar:
Comentários (Atom)









