No meu feed - ago/set 2016 | @lidydutra

20/09/16


Essa é mais uma tentativa de juntar meu feed do Instagram e outras redes sociais aqui no blog e comentar, com um pouco mais de profundidade, as coisas que faço por aí e que, não necessariamente, resultam em projetos ou ilustras finalizadas. São estudos, compartilhamentos, querências, dentre outros assuntos que - acredito - merecem um registro "definitivo". 

A imagem que abre essa postagem é a primeira folha do meu sketchbook para aquarela da Papel Pitanga, marca da querida Isabella Pessoa. Tenho usado ele direto nos meus estudos, e a ilustra foi baseada numa foto da Chelsea Flower Crowns, com supervisão do meu chororô pela própria Bella, que ficou dando dicas para desentortar olhos, abaixar valores, etc.


A Mary Cagnin teve seu projeto Black Silence, uma HQ de ficção científica, totalmente financiado pelo Catarse e eu sou uma das orgulhosas apoiadoras. Essa é a minha fanart da Comandante Ubuntu, personagem principal da história.



Dois estudos baseados em  Alphonse Mucha. Tenho um livro da Editora Criativo com vários sketches de figura feminina desse artista, ótimos para aprender gestual, expressões, caimento do tecido no corpo, além de enriquecer o repertório visual. Estudar os mestres e mestras do passado é tão importante quanto seguir aquele ilustrador maneiro no Insta, até mesmo porque as pessoas que admiramos hoje também buscam as suas referências no ontem. Detalhe para o nariz com calombinho muito amor.


Um dos primeiros testes desse estudo aqui, sobre valores, que não deu certo. Ficou péssimo, de verdade. Além de não conseguir deixar a pele com um tom natural (exagerei no dioxazine e no vermelho), ainda errei feio, errei rude no uso do marcador branco para abrir luz. Mas valeu o aprendizado, depois consegui chegar no resultado pretendido.



Aqui são duas imagens publicadas no Tumblr, amor verdadeiro, amor eterno no quesito qualidade da foto. A primeira, é uma citação que norteou toda a pesquisa de mestrado, e que sempre retorna para minha vida nesses momentos de questionamento do que faço. Acho linda, poética e verdadeira. Já a segunda é a capa do livro Sketching from the imagination, auto-presente que me dei. É um compilado maravilhoso de esboços de vários artistas, com comentários a respeito dos estudos e do ato de cultivar um sketchbook. Tenho degustado aos poucos, pretendo falar dele algum dia por aqui. Consegui retomar o ritmo de leitura após A Arte de Pedir, da Amanda Palmer (que também ganhará resenha).



Mais estudos de aquarela. Ainda sobre valores, fiz um desenho despretensioso somente com sépia, que saiu melhor e mais fresco do que todos os trabalhos finalizados dos últimos quatro anos hahaha. Gostei tanto que insisti na figura (tenho curtido muito fazer o mesmo tema de várias maneiras) e finalmente consegui utilizar dioxazine na pele sem ficar uma cor esquisita. O segredo é "sujar" a cor pura, até chegar num cinza ótico (Santa Sabrina!). Faltou valor, mas é um começo, minha maior frustração é não conseguir trazer para a figura humana tudo o que tenho aprendido em aquarela. Mas agora, vai... Posso mostrar outras imagens do processo, se for de interesse da audiência.


Por fim, uma grata surpresa que tive semana passada. A Laís, do canal Turch3se, me entrevistou por e-mail, e o resultado é o vídeo acima. Fiquei muito feliz com todo o carinho que ela colocou em sua fala e na produção do material. Significa muito para mim ser lembrada assim, pelo trabalho que semeio na internet há mais de seis anos, e ver que encorajo e inspiro outras pessoas. É uma responsabilidade enorme, que não dou conta, mas também uma alegria infinita.

Quem quiser ver todos esses trabalhos em tempo real, é só me seguir no InstagramFacebook e no Tumblr, principalmente. Ou em qualquer outra rede social listada aqui na barra lateral, sou facilmente encontrada pelo meu username: lidydutra.

Comentários

  1. Menina to doida pra ler esse livro da Amanda Palmer,faz uma resenha dele depois =O Seus trabalhos estão ficando lindos Lidy.O traço e as pinturas estão bem limpos e definidos. o "valor" que tu ta estudando serve tbm pra dar mais volume às áreas do rosto como nariz,olhos e bochechas.Dá pra perceber que pra marcar essas áreas vc usa mais o traço do lápis que a pintura em si.Pesa mais a mão na pintura mesmo e tenta demarcar essas áreas com tinta,tenha medo não XD O último estudo que vc postou no insta reflete bem isso,ficou dahora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu terminei esse livro me sentindo abraçada, a Amanda é uma pessoa incrível, dá vontade de escrever pra ela (e é bem capaz de ter resposta!). Quero resenhar o livro, sim. Vou espalhar a palavra rsrsrs
      Esses desenhos são resultado de várias semanas de auto-sabotagem, sabe? E quando passo por esses períodos, parece que tenho que reaprender tudo de novo. E eu deixei de fazer as sombras com preto e marrom para utilizar o roxo. Por isso fico acanhada, nos primeiros trabalhos parecia que a figura tinha levado uma surra --'
      Mas nesse último já me senti mais à vontade, utilizei um material que é minha zona de conforto (lápis de cor) e apliquei tudo o que vinha aprendendo com aquarela. Deu certo! Tomara que eu pare de me sabotar só um cadinho :(
      Beijos :*

      Excluir
  2. Oi Lidy!!! Amo acompanhar estudos!!! Gosto muito da maneira que você retrata os olhos e os cabelos!!! Lindo demais!!! Fico imaginando se você demora e que demanda paciência, para mim cabelo é algo muito difícil de fazer! rsrs...Também gosto bastante de buscar referências no passado! Tenho dois guias que eu trouxe de uma viagem, um do Louvre e outro do Prado, amo passar um tempo ali vendo e revendo as várias fotografias de várias artes que eles tem! Eu vi a ultima figura humana que postada no instagram e amei a maneira que você usou os valores, luz e sombra! O resultado ficou encantador!!! Também gostei bastante de como da para enxergar os traços, valorizando bem as técnicas que você utilizou!!! Beijos e obrigada por compartilhar com a gente!!! É sempre inspirador!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lay, obrigada! Nossa, fazer cabelo pra mim é terapêutico, sabe? Se eu estou estressada ou pouco confiante com o trabalho, começo pelo cabelo. Aí parece que tudo flui. Tem um livro do Umberto Eco que é ótimo para buscar referências, chama-se "História da Beleza". Quase tudo que gosto, tiro dele.
      O último trabalho que postei colocou à prova tudo o que tenho aprendido com aquarela, mas resolvi usar lápis de cor. Todas as sombras foram feitas com base roxa, quando coloquei o ocre por cima, a cor saltou! Já não uso mais preto para demarcar os volumes. É um exercício e tanto.
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Amei esses estudos, principalmente o primeiro e os Mucha! É tão bom te ver solta (e falo isso como uma pessoa que as vezes tb não dá conta de soltar a mão nas artes finais da vida). Estudos são vida! 😊💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Espero me soltar mais para o Inktober, ano passado fiquei neuvosaur em nível hard por ter que desenhar todo dia. Aqui já vale o aquecimento.
      Bjs :*

      Excluir
  4. Sim! Estudos são uma boa. Forçar a finalizar um trabalho por fia tb é tenso pra mim. :*

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.