Depois de alguns dias parada, voltei a produzir, e aproveitei para testar o papel Nostalgie, da HahnemĂŒhle, que tem uma textura satinada e alta alvura, ideal para trabalhar com tĂ©cnicas secas. JĂĄ tinha testado com o grafite (vou colocar a foto mais abaixo), mas quis usar tambĂ©m lĂĄpis de cor, para ver como se comportava, e achei o resultado parecido com o Layout 180, da Canson.



A imagem de referĂȘncia veio de uma revista gringa, a modelo estava usando uma blusa verde muito linda, que eu quis reproduzir. O trabalho com lĂĄpis de cor segue a mesma ordem que a aquarela: primeiro, marco os valores e sombras com roxo, para depois construir com os marrons, laranjas e rosados o tom de pele que desejo. Para os cabelos, ao invĂ©s do efeito "fio-a-fio" que costumo usar, preferi uma massa de cor com bastante textura marcada. O legal desse papel Ă© que como ele Ă© muito liso, todas as texturas produzidas sĂŁo do material e da força que aplicamos, e nĂŁo da superfĂ­cie.


Aqui em cima, o resultado do estudo que fiz com grafite, no mesmo papel. Usei låpis 4B, se não me engano. O esfumado fica totalmente uniforme, sem marcas de ranhuras que papéis mais texturados costumam deixar (como o Canson 200g - veja aqui uma ilustração feita nesse papel). E o resultado da minha Tumblr Girl:

Materiais utilizados

- Papel Nostalgie 190g HahnemĂŒhle;
- LĂĄpis de cor Polycolor Koh-I-Noor;
- Marcadores Copic;
- Canetinha com glitter da Giotto para os coraçÔes.


Para quem gosta de trabalhar com grafite e låpis de cor em papéis super lisos e brancos, recomendo fortemente o Nostalgie. O preço não é tão salgado como outros papéis profissionais e vale o investimento. Comprei meu bloco na Koralle (não é jabå!).

Conheça meu portfĂłlio profissional